Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Teotônio Vilela anuncia reunião com prefeitos e secretários municipais


Governador faz convocação durante solenidade na posse da AMA; a idéia é entrosar políticas públicas estaduais com municípios alagoanos


O governador Teotônio Vilela vai reunir, no próximo dia 4 de fevereiro, todos os prefeitos e secretários municipais de Alagoas para discutirem o entrosamento das políticas públicas de Estado e Municípios, segundo ele anunciou, nesta segunda-feira (21), durante a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). Teotônio disse que o Estado vai ajudar os municípios a elaborarem projetos para deixarem o CAUC (cadastro negativo do governo federal) e defendeu mais interação e sinergia entre o governo estadual e as administrações municipais.

“Esse é um momento dificílimo, que exige unidade e compromisso”, afirmou o governador, depois de parabenizar os prefeitos Marcelo Beltrão e Jorge Dantas pela “maturidade política” de não dividirem a AMA. “Estamos vivendo uma crise grave, uma crise grande, onde Estado e municípios estão sofrendo com o estreitamento das receitas”, acrescentou, chamando a atenção para a necessidade de mobilização política para reverterem essa situação. “A desoneração do IPI, a desativação da CID, a redução do preço da energia, a questão dos royalties, tudo isso tem prejudicado a arrecadação nacional e a arrecadação dos estados e municípios”, destacou.

Teotônio disse que em 2012, a frustração de receita do Estado de Alagoas foi de R$ 280 milhões. “Apesar disso, não deixei que houvesse qualquer prejuízo no repasse do ICMS para os municípios”, destacou, lembrando que esse repasse tem sido feito indistintamente a todos os municípios. Ele considerou importante a unidade da bancada federal em favor dos municípios e disse que a reunião dos prefeitos brasileiros com a presidente Dilma, assim como a audiência dos prefeitos alagoanos com o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional), são importantes dentro desse processo de luta e mobilização pelo fortalecimento dos municípios.

Na questão específica sobre os royalties, o governador citou que o Senado Federal fez a sua parte, mas a matéria precisa ser apreciada pela Câmara dos Deputados. “O conceito de que um estado é produtor e outro não, é mal formulado, precisa ser refeito”, disse o governador, numa solenidade com dezenas de prefeitos e ex-prefeitos, além das presenças dos senadores Collor de Mello e Benedito de Lira, do deputado federal Renan Calheiros Filho, da administradora do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, secretários de Estado Rogério Teófilo e Fábio Rodrigues, entre outras autoridades.

A reunião do governador Teotônio com prefeitos e secretários municipais vai acontecer durante todo o dia 4 de fevereiro, no Hotel Radisson, com a presença de secretários de Estado. Dia 5, os secretários estaduais vão receber secretários municipais para atenderem demandas específicas de cada pasta e esclarecerem melhor a comunhão de ações entre Estado e prefeituras.
Eliane Aquino / Agência Alagoas
http://www.extralagoas.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.