Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

Universitários de União dos Palmares não pagarão transporte para se deslocar até as faculdades


Por Ascom/Ames

Prefeito Beto Baia assina pacto com a juventude

Os mais de 600 estudantes universitários de União, que se deslocam para estudar em Maceió e Murici, não pagarão taxa nos ônibus escolares que fazem o transporte para as universidades. A informação foi prestada pelo presidente da entidade, Igor Monteiro, estudante de Letras.

O problema do deslocamento dos estudantes se arrasta há mais de dez anos, e até o final do ano passado, cada estudante pagava R$28 por semana até Maceió e há pouco mais de um ano, R$18 até Murici.  A luta pela gratuidade é antiga e várias mobilizações dos estudantes de União dos Palmares foram realizadas.

Segundo Igor Monteiro, em 2009, até pneus foram queimados para chamar a atenção do poder público, que pouco contribuiu com a classe dos universitários. No mesmo ano foi criada a Associação Municipal dos Estudantes – AMES, entidade que representa os universitários, mas poucos foram os avanços conseguidos. “Com o passar dos anos, a passagem só aumentava”, disse ele.

            Reativada em 2012, a AMES recomeçou a luta pela gratuidade; o ano era de eleição. “Dos dois candidatos a prefeito que foram procurados, apenas o médico Beto Baía (PSD), candidato da oposição que derrotou o ex-governador Manoel Gomes de Barros (PSDB), numa eleição histórica,  assinou um termo de compromisso com a entidade e com a classe dos universitários”, observa Monteiro.

           “Beto, sempre em seus discursos nos palanques ou mesmo nas entrevistas, abordava a gratuidade do transporte para os universitários e, em nenhum momento, voltou atrás em sua fala”, explicou o presidente da AMES.

Igor Monteiro destaca que numa reunião no dia 1° de setembro, durante a assinatura do Pacto Nacional Pela Juventude, Beto Baía destacou o seguinte: “Não podemos pensar em juventude sem pensar em educação; o compromisso do meu governo com os universitários será cumprido”.

            Segundo o presidente da entidade dos estudantes, após a eleição, a nova gestão foi procurada e reafirmou o compromisso com os estudantes, trabalhou as estratégias para colocar em prática o transporte gratuito. “Foram realizadas reuniões com a Secretaria de Educação e com o secretário Ricardo Praxedes. Ele disse que o prefeito Beto Baía nunca iria se furtar desse compromisso com a classe estudantil de União”, explica.

          O presidente da AMES informa que a partir de segunda-feira, 7, os estudantes não pagarão  para ir estudar nas faculdades da capital. “A AMES, entidade que os representa, será a responsável pela fiscalização dos estudantes nos ônibus, elaboração de mapas, avisos e a ponte entre o poder público e alunos”.

           “Foi uma vitória da classe estudantil que ficará marcada na história do município, quantos alunos se formaram pagando uma verdadeira fortuna com o transporte, e outros até morreram sem alcançar essa gratuidade”, finaliza Igor Monteiro.
DIRETORIA DA AMES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.