Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

Escola Estadual Rocha Cavalcanti se mobiliza para o tombamento do prédio como patrimônio histórico do Estado

Por George Sena




Construída na segunda década do século XX, a Escola Estadual Rocha Cavalcanti teve sua inauguração no dia 28 de abril de 1928, representando para a cidade de União dos Palmares um dos elos de formação da consciência palmarina ao longo desses séculos. Seus traços neoclássicos, que lhe conferem o título de mais belo exemplar arquitetônico em nossa terra, deleitam as almas dos palmarinos e visitantes. É bem conhecida e fácil de ser encontrada, pois foi a primeira escola construída na zona urbana de União dos Palmares, no centro da cidade.
Seu nome foi dado em homenagem ao Dr. Francisco da Rocha Cavalcanti, fazendeiro de grande projeção na agricultura e na pecuária local, além de destaque na política que o fez vice-governador no Estado. Sua família habitava no vilarejo que é distrito de União dos Palmares e que também recebeu o seu nome.

Funciona há quase 85 anos, oferecendo serviços de iniciação aos estudos onde muitos palmarinos tiveram acesso “às primeiras letras”. São exemplos da história do Rocha Cavalcanti a passagem por esta instituição de figuras ilustres como Jorge de Lima, Maria Mariá de Castro Sarmento e muitas pessoas que hoje são referências na história da cidade e que atuam ou atuaram como educadores nesta instituição.

 A autorização para o funcionamento da escola está pautada na Resolução 054/2010, do Conselho Estadual de Educação/AL, Portaria nº. 508/2010, publicado em Diário Oficial de 26 de julho de 2010 para o Ensino Fundamental e Ensino Médio – modalidade Normal (antigo Magistério). Estamos registrados no censo escolar (INEP) sob o n° 27025047.
A escola funciona durante os três turnos, e temos cinco salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, sala dos professores, coordenação pedagógica, secretaria, sala do PROINFANTIL (programa federal de formação na Educação Infantil, que atualmente divide espaço com a direção), cozinha, dois banheiros para alunos e um banheiro para funcionários e portadores de necessidades especiais. Oferecemos em 2012 o Ensino Fundamental, com turmas de 4º e 5º anos, além das turmas de Ensino Médio - Modalidade Normal - 1ª ao 4° ano; e Programa de Formação de Docentes em Exercício em Educação Infantil- PROINFANTIL.

O prédio de belíssima arquitetura passou por uma recente reforma que recuperou prioritariamente a estrutura do telhado, das esquadrias e a pintura geral. Não possui espaço de recreação, já que o pátio interno (de pequeno porte e descoberto) viabiliza a exposição de todos à incidência solar intensa ou à chuva, impondo a limitação de ficarmos nos corredores da circulação interna. Não temos outros espaços importantes para as atividades pedagógicas, tais como: sala de vídeo, quadra de esportes, dentre outras instalações relevantes.

De acordo com o Ofício 086/2012, da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (SECULT), nosso prédio não faz parte dos monumentos tombados pelo Estado de Alagoas, e desta forma não existe nenhum recurso legal que vise à garantia da manutenção da originalidade da estrutura. Entretanto, ainda de acordo com as informações contidas no mesmo documento, foi constatada através de rápida pesquisa feita na Diretoria do Pró-Memória da SECULT, que a edificação construída no início do século XX apresenta características estilísticas significativas.

Acreditamos que a preservação dos traços arquitetônicos e estilísticos deste prédio torna-se então um apelo à memória histórica, artística e cultural na cidade de União dos Palmares. A comunidade escolar, bem como a sociedade civil, têm consciência da importância do seu tombamento, objetivando assegurar a manutenção permanente desta estrutura. Dessa forma, objetiva-se resguardar legalmente desde a possibilidade de alterações estruturais, do risco de abandono ao descaso e até mesmo de prováveis demolições futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.