Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UM ENTULHO MAL RESOLVIDO É OBSTÁCULO NO TURISMO DE UNIÃO DOS PALMARES


O lixo ou resíduo sólido tem sido um obstáculo na gestão municipal, até hoje o governo não conseguiu solucionar essa problemática. Quem visita União dos Palmares encontra lixões por toda a parte.  Cenas como esta (foto) é comum em nosso município. A secretaria do meio ambiente maquiou a cidade com lixeira de coleta seletiva, mas não avançou no projeto, pois quando o carro coletor passa mistura tudo, ou seja, estão apenas enfeitando o local.

 O prefeito investiu em novas máquinas e equipamentos para promover a limpeza da cidade, todavia não conseguiu êxito nessa tarefa, a máquina que vare as ruas não está sendo usada, segundo informação, o trânsito desordenado não favorece o uso da mesma, não existe regularidade no horário da coleta do lixo, a capacidade de planejar tem faltado no time que comanda a SEINFRA.  A falta de educação ambiental da comunidade juntamente com os problemas administrativos do governo tem interferido diretamente no resultado dos trabalhos.

O fato é que o governo não oferece solução para o problema e a cidade continua suja, a poluição é generalizada. Mesmo o município apresentando a maior equipe de ambientalista da região, parece não avançar nesse sentido, as ações acontecem de forma isolada, o governo vive de status, de forma que não valoriza a equipe que tem.
Não podemos trabalhar coleta seletiva em uma comunidade que não foi educada nem condicionada a usar lixeiras e descartar os resíduos no horário e local correto.

Educação ambiental é um processo continuo, não podemos trabalhar apenas em uma semana ou um mês do ano, o povo precisa ser ouvido e cobrado de forma que perceba ser o “protagonista” no processo ensino aprendizagem e nas melhorias que poderá obter interagindo e compreendendo os problemas da comunidade.

Leia também Governo sinaliza obras com entulho
Professor Nivaldo Mainho.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.