Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TRATAMENTO DE ESGOTO SERÁ UM DESAFIO PARA O PRÓXIMO GESTOR



Conjunto Padre Donald

Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana (Caroline Farias).
Saneamento básico é uma necessidade é exigência mundial, o tema tem sido tratado em todos os páctos ambientais do planeta.

Em União dos Palmares não existe tratamento de esgoto, os tubos onde são depositados os dejetos industriais e residenciais são ligados as redes pluviais fluindo em seguida para o riacho Canabrava e Rio Mundaú. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE que deveria prestar esse serviço, não o faz, pois seria necessário adicionar uma tarifa referente a este serviço, o governo teme pela rejeição.

O governo municipal não foi capaz de sensibilizar a comunidade para essa necessidade, dessa forma tem empurrado o problema com a barriga e passa a responsabilidade para o próximo prefeito, enquanto isso os esgotos continuam são despejados e sendo o principal poluente de nossos rios.

Até o momento nenhum candidato a prefeito se propôs a resolver esse problema, preferem fazer de conta que não conhecem o problema, o governo federal tem investido pesado nesse setor, porém o município tem parado no tempo no quesito saneamento e resíduo sólido. As ações só acontecem quando são impostas via ministério público, foi assim com o lixão, concurso, contratos e outros.

Esperamos que o próximo prefeito tenha sensibilidade e conhecimento de  causa para resolver esse problema ambiental de nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.