Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

AMBULANTES DE ESTADOS VIZINHOS INVADEM O COMÉRCIO PALMARINO



A ausência do governo e a falta de organização da feira livre  permitem que ambulantes de outros estados concorram de forma desleal com o comércio palmarino.




Praça Antenor Uchoa


É
 Fato que a feira livre de União é referência para a região da zona da mata e fonte de renda para a maioria dos palmarinos que devido à falta de políticas públicas de emprego e renda, não encontram alternativas, senão a do comércio autônomo.

O governo municipal através da Secretaria de Indústria e comércio conhece as dificuldades enfrentadas pelo comércio palamrino, porém até o momento não foi capaz de resolver essa problemática. A feira cresce de forma desordenada, chegando ao ponto (foto) de comerciantes de outros estados invadirem o centro da cidade sem nenhuma restrição, não existe fiscalização, as praças são tomadas e destruídas, é como se o município não tivesse “dono”. O comércio livre vive um descontrole total.

Na Praça Antenor Uchoa, se vende de tudo, é um verdadeiro supermercado ambulante, funciona até como a feira do rato. Isso é bom para quem compra, mas para os comerciantes Palmarinos que pagam seus impostos é uma concorrência desleal, falta proteção e respeito com quem investe em União.

O gestor municipal  não tem se preocupado nem valorizado o comercio local. O SEBRAE que tem tido participação ativa em nosso município, parece não ter acordado a gestão municipal para a importância do planejamento participativo. Ninguém consegue vender ao governo, as licitações estão muito longe de serem democráticas, parece jogo de cartas marcadas.

O CDL e o Sindicato do comércio  assistem a tudo em inércia, atuam de forma insignificante e apagada, por outro lado os comerciantes não compreendem e nem questionam o porque dos cargos serem vitalícios nessas instituições. Suas atuações são para grupos isolados, só é comum a todos o arrecadamento  das mensalidades no final do mês.

Está na hora desses secretários saírem dos gabinetes e visitarem o setor que mais emprega em União dos Palmares, “o comércio”. Nossos comerciantes precisam ser ouvidos e valorizados, pois  quando se trabalha em conjunto os erros e acertos são de todos.

Acorda meu povo!          
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.