Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

PERFIL ELEIÇÃO 2014: RENAN FILHO

Renan Filho

José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, mais conhecido como Renanzinho ou Renan Filho, nasceu no dia 8 de outubro de 1979, 34 anos, na cidade de Murici, na região da Zona da Mata alagoana. Casado com Renata Calheiros e pai do pequeno Davi Calheiros, com apenas dois anos.

Renan Filho vem de família tradicional da política alagoana, filho do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), e de Maria Verônica Rodrigues, artista plástica. Seu avô Olavo Calheiros, foi prefeito da sua cidade natal, Murici. É sobrinho de Olavo Calheiros (PMDB-AL), deputado estadual, e Renildo Calheiros (PC do B), prefeito de Olinda – PE, ambos foram deputados federais por Alagoas e Pernambuco respectivamente.

Renan Filho, estudou em Maceió e em seguida na Capital Federal, onde terminou o ensino médio e cursou a faculdade de Economia, mostrando a sua forte ligação política com o pai, foi também líder estudantil na Universidade de Brasilia.

No ano de 2004, Renan deixa Brasília e os corredores do Congresso Nacional e retorna a Murici, onde no ano seguinte, seria eleito prefeito com 6.256 votos. Já em 2008 foi reeleito prefeito com 9.121 votos válidos. A cidade de Murici tem ao todo aproximadamente 14.000 eleitores. Foi eleito em 2008 Deputado Federal com 140.180 mil votos, sendo assim, o mais votado da história do Estado de Alagoas.

Como Deputado Federal foi eleito presidente da Comissão Especial da Lei Geral da Copa e foi membro titular da Comissão Especial que discutiu o Plano Nacional da Educação (PNE).

Eleições 2014

Renan Filho é o nome indicado pelo PMDB-AL para concorrer a principal cadeira do Palácio Zumbi dos Palmares e está acompanhado pelos partidos: PT, PCdoB, PDT, PTB, PTdoB, PHS, PSC, PTN, PROS, PEN, PSD, PV e PPL. 15 partidos o que lhe dará ao todo aproximadamente 13 minutos de tempo de TV, o que é de extrema importância para a coligação.

A “Frente de Oposição” que até pouco tempo era intitulada de “Chapão” decidiu por desligar alguns partidos que não iluminavam tanto o céu estrelado do grupo: PRTB e o PMN, que agora fora da Frente, formará uma chapa “puro sangue”, para disputar as eleições em Alagoas.

Renan Filho tem duas cruzes sobre seus ombros, que serão extremamente exploradas pelos seus concorrentes diretos: seu pai de sangue e sua terra mãe.

Pai de sangue

Um grande desafio do Renan Filho é a desvinculação total de dependência política do seu pai, Renan Calheiros, atual presidente do Senado e grande articulador político, tanto estadual como nacionalmente, como diria um grande amigo jornalista, o maior enxadrista que Alagoas já teve.

Renan Calheiros envolvido em diversas polêmicas no Senado, por sua forte influência e ligação ao governo petista. No ano passado, o presidente do Senado, teve um momento complicado, quando centenas de pessoas foram às ruas, antes das manifestações populares de junho, pedindo o seu afastamento da presidência da Casa.

Renan Calheiros tinha sido acusado pelo então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de ter cometido vários crimes, entre eles o de peculato, falsidade ideológica, falsificação de documentos, e de ter desviado dinheiro público para pagar pensão a um filho, ainda na época em presidiu o Senado, nos anos de 2005 e 2007.

Terra mãe

O outro calcanhar de Aquiles, é a sua terra mãe, a pequena cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, que acaba de ser incluída na região metropolitana de Maceió.

Murici sairá dessa eleição mais conhecida do nunca. Bastará somente a competência das equipes de marketing dos candidatos para que todos os alagoanos conheçam o município.

Desde o princípio, quando a especulação em torno do nome de Renan Calheiros e Renan Filho constavam nos principais sites e jornais como possíveis candidatos ao governo de Alagoas, que os seus adversários políticos insistem ligar a situação socioeconômica de Murici a uma possível desastrosa gestão dos Calheiros frente da Prefeitura da cidade, na qual tem o domínio político há 18 anos, principalmente nos anos de 2005-2010, quando Renan Filho foi prefeito.

O que se ouve nos bastidores políticos é que as equipes de marketing dos demais candidatos irão nas ruas e povoados de Murici para mostrar um status deficitário na terra natal do clã Calheiros. E que os processos no qual Renan Filho é alvo de inquérito que apura atos de improbidade administrativa e crimes de responsabilidade previstos na Lei de Licitações (STF – Inquérito Nº 3272/2011 e TJ-AL – Processo Nº 0000197-08.2008.8.02.0045) serão explorados exaustivamente.


O desafio do Renan Filho e sua equipe será o de contrapor, mostrar que a realidade de Murici é diferente do que, provavelmente, as coligações adversarias mostrarão a população de Alagoas.

Fonte:  Blog do Marques

Próximas postagem, perfil do Benedito de Lira e Mario Agra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.