Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Aquela escola!

Lembranças do passado

Por Manoel Simeão Moreira

Em minhas lembranças remonto-me aos anos de 1981 e 1982 para lembrar-se da Escola de Aplicação Santa Maria Madalena, que funcionava só no horário matutino no prédio do Colégio Cenecista Santa Maria Madalena, Rua Tavares Bastos, aqui em União dos Palmares. A mesma pertencia à rede estadual de ensino, coordenada pela 7ª CRE. A escola de Aplicação, assim conhecida, ofertava um ensino de qualidade à população palmarina na época. Lembro-me que faziam parte do quadro de professores nos anos em que fui aluno de lá as professoras: NILZA NUNES, CARMEM LÚCIA DE CASTRO, LUCIA ALVES, MARLUCE, WANDA, LENÍ RIBEIRO, TEREZINHA OLIVEIRA, MARIA JOSÉ AMORIM, QUITÉRIA SAMPAIO, VERINHA, Prof. ZITO, A SUPERVISORA IRENE SAMPAIO E A DIRETORA ERA A Professora SUZETE WANDERLEY.

Apesar de ser uma época atrasada, de pouca conscientização dos direitos da pessoa com deficiência, eu era tratado como igual pelos meus professores e pelos meus colegas que passeavam comigo pelos corredores da escola, na sala de aula e quando tocava o recreio (intervalo) e eles iam jogar na quadra esportiva da escola levavam-me junto com eles para assistir seus jogos de 10 minutos e após as aulas até me levavam para casa em algumas vezes. Lembro-me também que por meio de eleição foi implantada o Centro Cívico na escola, teve solenidade de posse e tudo mais e a presidente empossada foi à aluna FABIANA HOLANDA que havia vencido as eleições na disputa de duas chapas. Com o centro cívico funcionando e a supervisão pedagógica todos os meses eram realizados Grêmios culturais, com apresentações artísticas e musicais de alunos da escola e nesses grêmios culturais eu costumava cantar músicas de Roberto Carlos, músicas dele da época como: “A Guerra dos Meninos, Amante a Moda Antiga, Cama e Mesa e Agora Você não está aqui". Cantei por diversas vezes essas músicas nos grêmios e na sala de aula, os meninos e professores sempre me chamavam para apresentar-me. Fiquei conhecido como o menino da cadeira de rodas que cantava as músicas de Roberto Carlos.

Foi uma época boa da minha infância vivida naquela escola que além dos grêmios culturais lembro também do belo desfile que a Escola de Aplicação realizou no dia 13 de outubro (emancipação política de União) aonde a escola levou para a população a História de União, e assim saiu uma menina em uma gruta representando Santa Maria Madalena, um menino representando Domingos Jorge Velho e outros os Bandeirantes, outro aluno como Zumbi dos Palmares, além de uma máquina Maria Fumaça (trem antigo) e outros personagens da história de União, foi um desfile lindo, belo, isto foi no ano de 1981. Outro momento que relembro já foi em 1982 quando em junho daquele ano vivemos a Copa do mundo da Espanha (estávamos na 4ª série) e como crianças, que éramos, ficamos tristes quando a seleção brasileira perdeu por 3x2 para a seleção da Itália no estádio de Sarriá em 05 de julho de 1982. A derrota era só o que comentávamos na sala de aula. O Prof. ZITO CAVALCANTE comentava a derrota conosco e nos dizia que apesar da derrota o importante era a participação do Brasil, era meio que um consolo.

A nossa turma em 1981 (3ª série) e em 1982 (4ª série) era formada praticamente pelos mesmos alunos, eis ai seus nomes: MANOEL SIMEÃO, NIVALDO MARINHO, GEOVANE GOMES (falecido), GEANE GOMES, CLEIDE, OSVALDO, SÉRGIO ARESTIDES, ANDRÉIA ARETISDES (hoje Viana), HELENA (da usina Laginha), ELIANE TAVARES, PAULINHO SARMENTO, DÉBORA SARMENTO, ROSELÍ NASCIMENTO (usina Laginha), JOSENILDO GOMES, JOSENILDO TEIXEIRA, LINDINALVA MATIAS, WADSON e tantos outros. Já de outras séries (3ª e 4ª série) daqueles anos lembro que estudavam na escola: NELITO GOMES DE BARROS, MARIA GOMES DE BARROS, FABRÍCIA HOLANDA, FABIANA HOLANDA, KAREN, DANIELLE MELO, A IRMÃ DE DONA NADJA PRAXEDES, CÍCERO (hoje pastor da Igreja Maranata) e alguns outros. Foi uma época boa de minha vida, devido ao respeito que os colegas me tinham, pelo carinho dos professores e direção e em especial de DONA NILZA NUNES E CARMEM LÚCIA, MARLUCE, TEREZINHA OLIVEIRA E LENÍ RIBEIRO que foram como mães para mim. Elas (Marluce, Terezinha e Suzete) conseguiram até uma cadeira de rodas para mim na antiga LBA.
Naquela época tive a minha primeira musa, foi lá que aprendi a ler e a escrever e tenho duas fotos que retratam a minha passagem pela escola de Aplicação; uma tirada em sala de aula (na 4ª série em 1982) por Ladovane Cabral que era fotógrafo e na foto está perto de mim a minha prima e colega de turma GEANE GOMES FEITOSA e a outra foto tirada por JOAB onde estou EU, A Prof.ª CARMEM LÚCIA E O PADRE DONALD, foi na festa de encerramento e entrega de diploma no mês de dezembro de 1982.

Muitos anos depois passei no vestibular de Geografia da Uneal que funcionava no Colégio Santa Maria Madalena e a sala a qual fui estudar geografia foi aonde cursei a 3ª série em 1981, aquilo me fez voltar no tempo, lembrava dos COLEGAS E PROFESSORES, era como se tudo estivesse se passando de novo naqueles instantes da Uneal.
Foi uma pena a ESCOLA DE APLICAÇÃO SANTA MARIA MADALENA ter fechado as suas portas, pois apesar da luta das professoras e direção da época, não teve uma autoridade que tivesse garantido um prédio próprio para aquela amada escola, com o seu fechamento foram menos vagas de estudo para as crianças de nossa terra. Aqueles anos na escola de Aplicação, naquela unidade de ensino, foi uma bela e boa fase de minha vida, pela inocência que tínhamos, pelo coleguismo, pelo carinho dos professores e por ficar conhecido como o menino cantor da escola e da sala de aula das PROFESSORAS NILZA E CARMEM LÚCIA.

Manoel Simeão Moreira
Aluno da Escola de Aplicação Santa Maria Madalena-1981/1982

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.