Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

PERFIL ELEIÇÃO 2014: BENEDITO DE LIRA

Benedito de Lyra


Benedito de Lira, também conhecido como Biu de Lira, nasceu no dia 1º de maio de 1942, 72 anos, na cidade de Junqueiro, no Agreste alagoano, casado, de família humilde, é advogado e começou cedo sua vida política.

Foi vereador em Junqueiro (1966-1970), vereador em Maceió duas vezes (1972-1976 e 1977-1982), foi Deputado Estadual três vezes (1983-1987, 1987-1991 (Constituinte) e 1991-1995), Deputado Federal três vezes (1995-1999, 2003-2007 e 2007-2011) e é Senador da República (2011-…).  Presidiu a Câmara de Vereadores de Maceió e a Assembleia Legislativa.

Passou pelos partidos, Arena (partido base da Ditadura Militar no Brasil), PDS, PFL, PTB e PP, no qual é o presidente estadual da sigla em Alagoas.

Eleições 2014
Biu de Lira, pode-se dizer, que é o candidato mais conhecido entre os postulantes ao Governo do Estado. Historicamente foi o candidato mais votado do Estado, quando em 2010 atingiu 904.345 votos, numa eleição acirrada com Heloisa Helena e Renan Calheiros, pelas duas vagas ao Senado Federal.

Em 2006 foi investigado e absolvido pela CPI dos Sanguessugas, que investigou uma suposta participação de parlamentares com a máfia das ambulâncias, porém sua absolvição veio por falta de provas, conforme o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Biu conseguiu a indicação do partido para concorrer ao governo de Alagoas, sentindo dificuldade na formação de chapa, pois esperava ser o candidato indicado pelo governador Teotônio Vilela Filho, que no frigir dos ovos, não o apoiou e lançou uma candidatura própria do seu partido PSDB, deixando o Biu de Lira como um dissidente do bloco governista.

Formam a base de apoio de sua candidatura, além do seu partido PP, os partidos: PSB, PR, PSL, PPS, PSDC, PRP, DEM e Solidariedade.

Benedito, tem dois pontos que serão extremamente exploradas pelos seus concorrentes diretos: seu filho Artur Lira e Doleiro Youssef.

Artur Lira
Comentado em todas as conversas políticas do Estado e nas principais observações dos analistas políticos dos sites mais importantes, Artur Lira será sem dúvida o maior problema de sua campanha e, se eleito, do seu mandato.

Artur Lira foi acusado de ser um dos cabeças que desviaram aproximadamente 300 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa de Alagoas, revelado na operação Taturana.

Doleiro Youssef

Benedito de Lira, foi incluído no rol de relações com o doleiro Alberto Youssef, em reportagem da revista Veja. Youssef foi acusado pela Operação Lava-Jato de ter esquematizado a lavagem de dinheiro que envolve mercado clandestino de câmbio, onde fora movimentado cerca de R$10 bilhões.

O grupo que teria sido comandado pelo doleiro, foi acusado de lavar dinheiro para o tráfico de drogas e de desvio de recursos públicos. Entre os políticos alagoanos que foram relacionados ao Youssef, estão Artur Lira e Fernando Collor de Melo.


O desafio do Benedito de Lira é de mostrar que tem pleno domínio da sua campanha e que terá, assim, domínio da sua gestão, se eleito for. Responder a altura os ataques que sofrerá e mostrar que sabe e é capaz de ir além de uma dancinha de forró.
Fonte: Blog do Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.