Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Facebook deve excluir perfil que traz difamações contra prefeito de São José da Laje

Perfil identificado como José Vicente difamava prefeito da cidade.

Prefeito Rodrigo Valença

O juiz José Alberto Ramos, titular da comarca de São José da Laje, solicitou que o Facebook Serviços On Line do Brasil Ltda. retire da internet um perfil que traz difamações contra o prefeito de São José da Laje, Bruno Rodrigo Valença de Araújo (PMDB), conhecido como Rodrigo do Neno.

O Facebook será citado e intimado, tendo o prazo de 72 horas para cumprir as medidas. A decisão foi proferida na última sexta-feira (5). Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 5 mil.

De acordo com o processo, o dono do perfil se identificava como José Vicente e costumava divulgar fotografias e informações da vida pessoal do prefeito. Alegando que o material veiculado era de cunho “difamador e injurioso”, Araújo ingressou com ação na Justiça.

Ao analisar o caso, o magistrado concedeu liminar favorável ao prefeito. “Caso não haja a antecipação liminar pretendida, o autor arcará com consequências negativas imediatas em relação à sua imagem e honra”, afirmou.

José Alberto Ramos determinou que o Facebook retire da internet o perfil de “José Vicente”, além das postagens e compartilhamentos de qualquer usuário que tenha se utilizado dos conteúdos da página.

A empresa deverá ainda entregar a identificação do dono do perfil, indicando o número de IP usado por ele, com os registros de conexão e de acesso ao site, assim como de todo e qualquer outro usuário que tenha replicado os conteúdos.

A decisão teve como base o Marco Civil (lei nº 12.965/2014), que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. “As previsões legais contidas na lei são fruto de grande clamor social, político e jurídico diante da lacuna até então existente no país acerca dos atos praticados e conteúdos disponibilizados na internet”, destacou José Alberto Ramos.

Fonte: Municípios Alagoanos/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.