Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2015

Doce sabor

 Por  Joaquim Maria

Foto: Ivan Nunes CAGEAL - Hoje abrigo para sem teto

Na década de 70, eu morava próximo ao campo de futebol, na famosa Rua Nova, hoje Rua Edgar Sarmento; artéria importante da nossa cidade e que ficava muito mais movimentada nos dias de domingo por causa dos jogos, no velho campo esburacado, quase sem grama.

No final da rua, beirando a linha férrea, ficava o armazém da CAGEAL (Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos de Alagoas), onde na época da safra da cana de açúcar, da Usina Laginha, funcionava como depósito de montanhas de sacos de açúcar mascavo, aquele não refinado; empilhados manualmente, equilibrados uns sobre os outros, formando uma pirâmide doce e majestosa que chegava até o teto do prédio, que era coberto por folhas de zinco.

Os sacos de açúcar eram transportados da Usina por meio de tratores ou caminhões. Neste transporte, devido a precariedade das carrocerias, os sacos eram furados por pregos ou até por lascas de madeira soltas; deixando um rastro de açúcar pelo caminho, principalmente quando passava pela nossa rua esburacada, ainda sem saneamento e calçamento.

Muitos moradores recolhiam a parte de cima dos pequenos montes de açúcar, separando o produto da areia e levavam para casa para ser consumido. Ao mesmo tempo, os garotos que estavam jogando bola no beco que liga a Rua Nova à Rua São Pedro, que com certeza eu estava presente; também saíam em busca dos montinhos de açúcar para saborear aquela delícia, escura e ainda quente, concorrendo com as senhoras, que vinham recolher o produto, nas suas latas ou panelas.

Depois de encher as suas vasilhas as mulheres voltavam para suas casas para guardar o açúcar enquanto os meninos depois de saciar as suas vontades, voltavam ao beco para continuar o jogo de futebol, de onde se ouvia a voz de Dona Zefa, já falecida; mãe de Mário, que ainda hoje mora na mesma casa, praguejando a todos pelo barulho das gargantas afinadas e pelo som dos chutes, na bola da marca Canarinho ou Pelé.  
                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.