Páginas

sábado, 23 de novembro de 2013

OS CANAVIAIS DA TERRA DA LIBERDADE

Lembranças do Passado...
Por Joaquim Maria

Foto da internet
“Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel;
Se lambuzar de mel...”Milton Nascimento

Com a decadência da Indústria Açucareira do nordeste e principalmente no estado de Alagoas, o êxodo rural e a fome dizimaram os sonhos de muitos trabalhadores rurais na região.
Ainda me lembro como era forte o setor açucareiro do nosso estado, o que fazia de União dos Palmares um grande polo produtor de cana de açúcar, tornando-se a cidade de maior movimento na região da Zona da Mata alagoana.
  
Se esta cultura da cana trouxe desenvolvimento, fui muito ruim para o meio ambiente e que apesar da diminuição da produção, ainda estamos pagando um preço muito alto pela derrubadas das nossas matas e com a poluição dos nossos rios, através dos detritos da lavagem da cana na indústria e do resíduo da destilação do etanol, o vinhoto. Muitos herbicidas e inseticidas foram jogados na cultura e no solo, contaminando também o lençol freático. 

Mas apesar de toda essa degradação, guardo na lembrança os verdejantes canaviais que cobriam a imensidão das terras palmarinas, pois apesar da dificuldade topográfica, era coberta de várias variedades adequadas para cada tipo de solo da nossa região, fazendo da adversidade uma aliada no cultivo da cultura.
  
Na época da safra era grande o tráfego de caminhões levando a cana cortada para a Usina Laginha, para ser transformada em açúcar ou álcool. Apesar de a usina ter várias fazendas produtora, os fornecedores de canas, grandes fazendeiros; eram parte fundamental para produção canavieira e da sustentação a uma moagem de qualidade à indústria. 

- A cana roxinha é mais mole do que a 3X! Diziam as pessoas que gostavam de chupar a cana que eram trazidas dos canaviais para a cidade. Eu, como toda a criança da época, apreciava a doçura daquele fruto. Descascado e cortados em rodelas era consumido com satisfação por todos, até para servir de complemento à alimentação familiar.

Devido a grande produção de açúcar, era preciso estocar os sacos em silos da nossa cidade e esse transporte deixava no trajeto da indústria até o local de armazenagem, por causa das avarias nos sacos, muitos quilos de açúcar pela estrada, que eram colhidos pela população para também serem consumidos. Lembro muito bem do sabor, da cor escura, do cheiro e da quentura do açúcar demerara se derretendo na minha boca. Era muito gostoso! 

Hoje com a falência da indústria canavieira no estado, fica o gosto amargo do desemprego de várias pessoas e a incerteza no futuro de suas famílias.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.