Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Lidar com lixo em União dos Palmares não é fácil, É FOGO!


 Tudo aquilo que é inútil, sem utilidade ou supérfluo é considerado lixo. Atualmente aqui no nosso país, Brasília com 1698g, está no primeiro lugar no quesito produção de lixo; seguida do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo 1647g, 1440g e 1259g, por habitante, respectivamente (Ass. Bras. Limpeza Pública).  
 Alagoas produz aproximadamente 1000g/dia e União dos Palmares 900g/dia, por habitante. Estudos revelam que a produção está diretamente ligada ao poder aquisitivo da população, sendo assim; quanto maior a renda, maior é a produção de resíduo sólido.
Em 2010, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei (Lei 12.305/10) “A lei trata não só de preservação ambiental, como de saúde pública”, disse Lula. A Lei determina que lixões sejam extintos em todo o país até agosto de 2014.
O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), apresentou à Câmara o Projeto de Lei Complementar 119/03, que aumenta em 10% o coeficiente do Fundo de Participação para os municípios que tenham aterro sanitário.
O tratamento do lixo tem sido um problema na administração local. Além do mau cheiro, a fumaça tóxica proveniente das queimadas no lixão, está poluindo a cidade, causando o aumento de doenças respiratórias na população, principalmente nas crianças e nos idosos.  Está claro que o aterro sanitário é uma necessidade urgente para o nosso município e para o meio ambiente. O lixão está saturado, não comporta mais o grande número de resíduos jogados sem nenhum tratamento prévio. 
O governo municipal tem investido em máquinas e equipamentos que tem facilitado a coleta, porém não se percebe ações permanentes de educação para lidar com o lixo. As ações surgem de formas isoladas e não se percebe uma harmonia entres os secretários municipais, responsáveis pela coleta e pela acomodação do lixo e consequentemente pelo bem estar da população.
Diariamente, encontramos lixos nas esquinas, nas praças e no centro da cidade. Não adianta pensar em coleta seletiva, enquanto o povo e os gestores não se educarem e aprenderem que lugar de lixo é na lixeira.
Nossa cidade não pode ser rotulada como cidade suja. Por isso, precisamos agir! Não podemos só esperar pelo governo, temos que cobrar e exigir sim, serviços com qualidade, carros coletores, lixeiras nas ruas, horário de coleta; mas é preciso cooperar colocando lixo nos lugares adequados, obedecendo aos horários, ou seja, fazendo o dever de casa. 
São ações simples que nos ajudam a viver melhor em comunidade.
Prof. Nivaldo J.V. Marinho
Integrante do Mesa Z, Rádio Zumbi Fm e correspondente do site: uniãodospalmares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.