Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

ENEM: O resultado não retrata a realidade, os números poderiam ser piores!



Depois do anuncio da tímida melhora na educação básica segundo dados do O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o MEC divulgou recentemente o desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio. Para mim não foi surpresa o resultado obtidos por nossos alunos, que na realidade são vítimas do descaso do poder público com a “EDUCAÇÃO”. Infelizmente, mais uma vez fomos manchetes de jornais em nível nacional dessa vez, pelos baixos índices atribuídos a educação de nosso estado, resultado que mostra a fragilidade, a incompetência e o descaso com que é tratado o profissional da educação e toda a estrutura educacional de Alagoas.
 Em União dos Palmares temos alunos que estão cursando o terceiro Ano sem nunca ter visto a disciplina de química, física, matemática entre outras. “No final do ano letivo o governo contrata meia dúzia de professores monitores que de forma mágica fecham o ano letivo em 30 dias” (desabafa um aluno), e daí “faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende” (Paulo Freire). È dessa forma que tem sido tratada a educação nos últimos anos. Enquanto faltam profissionais nas escolas, centenas de trabalhadores que foram aprovados no ultimo concurso, ainda no governo de Lessa buscam na justiça serem chamados para assumir seus cargos. Enquanto isso, em seus lugares a Secretaria de Educação admite Técnicos agrícolas, farmacêuticos, agrônomos e outros profissionais sem didática alguma, que nunca deram uma aula em toda sua vida para lecionar e preparar nossos alunos para o mercado de trabalho e/ou ingressar na universidade.
 O que se esperar desses alunos frente a essa formação? Se o resultado obtido foi ruim, poderia ter sido pior! Pois os alunos inscritos no exame foram aqueles que se acharam melhores preparados, alguns estudavam em casa, outros tiveram aulas de reforço, mas no geral a maioria nem tentaram, pois eram conscientes de sua falta de preparo para prestar prova. A realidade é que o ensino público tem criado um abismo entre nossos alunos de ensino médio e a Universidade. Enquanto a educação for vista como gasto pelos governos com raízes feudais, o desenvolvimento e a cultura vão andar sempre pela contramão! Pois é através da educação que o povo se emancipa e adquire o poder de escolha, eliminando as compras de votos e os currais eleitorais que tendem a se perpetuar em nosso estado.
 Parabéns a todos os alunos, em particular meus alunos de química que diante tantas dificuldades, conseguiram superar e ingressar na Universidade! Parabéns por acreditar que somos capazes de construir um mundo melhor na certeza de que nunca será vergonhoso ser homem de bem, justo e ficha limpa. 
Prof. Nivaldo J.V.Marinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.