Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

O TRÂNSITO DE UNIÃO ANDA NA CONTRAMÃO



A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT tem como objetivo principal o planejamento e a organização do trânsito no município. Criada pelo ex-prefeito Afrânio Vergetti teve aprovação em massa de todos os vereadores, inclusive do então presidente da Câmara, Adelson Andrade, que se dizia Testado e Aprovado, porém esse projeto nunca saiu do papel. Após a tomada do governo via processo de “improbidade administrativa” José Pedrosa assumiu a prefeitura, em seguida realizou o concurso público onde ofertou trinta vagas para agentes de trânsito, mas esses nunca foram convocados. 
Finalmente, na gestão do governo Areski de Freitas, a SMTT saiu do papel, e, quando parecia que ia ganhar vida, alguns vereadores da bancada governista entenderam que seu funcionamento tinha como objetivo angariar votos para o então diretor Célio Duarte. Assim, “exigiram meu afastamento sob pena de não mais aprovarem projetos favoráveis ao governo” disse Célio. No final, o governo acatou a determinação e nomeou um novo secretário para conduzir os trabalhos do trânsito que insiste em andar em sentido contrário ao desenvolvimento. 
Percebe-se claramente a falta de autonomia da gestão frente à problemática do trânsito em nosso município. Segundo o prefeito, dinheiro não tem sido problema nos cofres da prefeitura, pelo menos enquanto durar as construções das casas populares. O que não entendemos é o porquê da falta de ação, de liderança e de comando. Diante dessa situação, parte da população se acha na condição de poder fazer o que quer, aqui, ali e alhures. 
As leis em nosso município existem, mas não são respeitadas! E as leis de trânsito parecem não existir. Os semáforos só funcionam para automóveis, não existe tempo para o pedestre, os motoqueiros, diga-se de passagem 90% moto-taxista, desconhecem a existência dos mesmos. O exemplo de como estacionar de forma irregular temos diariamente de frente à prefeitura, daí não dá para cobrar da população que faça diferente.
Está na hora de nossos gestores acordarem e atuarem como empreendedores, pensarem no futuro, não adianta encher a cidade de guardas, semáforos se não investirem em educação e planejamento a curto e a longo prazo. O governo não pode se omitir diante desses fatos que são realidade em nosso município. As instituições de nosso município precisam ser valorizadas e ouvidas. Quando há participação popular, se existir erro o mesmo será atribuído a todos.
O governo “união cada vez melhor” poderá entrar na história como o governo que mais construiu (com ajuda da enchente de 2010), porém corre o grande risco de ser lembrado como o mais omisso.
PAZ NO TRÂNSITO, UNIÃO PELA PAZ!
Prof. Nivaldo J. V. Marinho, Integrante do programa Mesa Z, rádio Zumbi
Correspondente do site uniãodospalmares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.