Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

“Domingo no Parque Infantil Antenor Uchôa”

Lembranças do Passado...

Por Joaquim Maria


Foto: União antiga

Hoje, o ambiente de diversão coletiva está cada vez mais difícil nas grandes e até nas pequenas cidades brasileiras, fato este que precisaria de uma maior atenção das autoridades no sentido de preservar estes espaços de lazer e de sociabilização das pessoas que vivem numa mesma comunidade.

Com a chegada das novas tecnologias e a quase extinção desses ambientes, nos resta recordar dos momentos em que passamos nos parquinhos de diversão das pequenas cidades, que ficaram sem público; trocados por vídeo games e computadores.

Em União dos Palmares, entre as décadas de 70 e 80, o domingo da criançada era preenchido com as brincadeiras no playground no Parque Antenor Uchôa que ficava onde hoje é a “Praça de Alimentação”.

No parque, as crianças eram motivadas a gastar a sua energia através dos diversos brinquedos que o parque ofertava gratuitamente e o que transformava o local em uma grande festa no domingo à tarde.

Os pais levavam seus filhos para uma tarde de diversão e lazer. Era o momento mais esperado pela garotada da nossa cidade. Um lazer e um prazer indescritível invadia a alma das crianças e adultos que frequentavam o local. Todos embebidos pela satisfação de poder correr, pular, suar e principalmente; porque aquele tipo de atividade fazia muito bem a saúde; hábito que atualmente não é oferecido pelos atuais brinquedos eletrônicos.

Os vendedores ambulantes também contribuíam para a diversão das crianças oferecendo guloseimas e comidas simples a todos os frequentadores. Tinha laranja lima,doce feito mel; descascada por uma pequena máquina manual, que retirava a casca do fruto, transformando-a em  longas tiras; amendoins, rosário de coco, rolete de cana, balas e chicletes Ping Pong ou Ploc; refrigerantes,  cachorros quentes e outros quitutes mais.

O parque fechava por volta das 18 horas, o que causava o descontentamento das crianças. Mas todos saiam felizes por ter passado uma tarde repleta de brincadeiras saudáveis e seguras no pequeno parque da Rua Marechal Deodoro, no centro de União dos Palmares; já pensando no próximo domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.