Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESTUDANTES VISITAM A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE UNIÃO


Após três anos fechados para visitas, a Estação de Tratamento de Água de União dos Palmares recebeu essa semana cerca de 80 alunos da Escola Estadual Rocha Cavalcanti. Os alunos foram recepcionados pelo químico, Adelmo de Holanda, que deu as boas vindas ao grupo e nas margens da lagoa de decantação, fez uma explanação acerca do tratamento da água, após a explicação os alunos puderam  observar todo o processo acompanhados por mim que sou o professor de  química da  escola.
  

Entenda o processo 
       A água bruta é capitada por meios de bombas no Rio Mundaú, ao chegar à lagoa de  decantação, parte do material em suspensão sedimenta-se. Em seguida vai para os floculadores onde são adicionados cloreto de Alumínio (AlCl3) que tem a função de precipitar as impureza dissolvidas na água. Na seqüência a água floculada descem para os decantadores onde grande parte dos flocos formados é sedimentada, daí a água segue para filtros onde é retido o restante das partículas em suspensão .  Após a água limpa são adicionados cloro e Flúor que tem a função de eliminar as bactérias e proteger os dentes respectivamante. Só então a água tratada vai para o reservatório e posteriomente é liberada para o consumo da comunidade. 
       A Estação funciona 24h. Todo processo é acompanhado por operadores, com a orientação do químico que é responsável pelo controle de qualidade. Durante a rotina de trabalho, são realizados vários análises, tais como: PH, turbidez, coloração, dureza, alcalinidade, além de exame bacteriológico.
A ETA está  situada na Rua Jardim Brasília, Centro, por traz do Conjunto Residencial Sueca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.