Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ESTUDANTE É CONDENADA POR RACISMO NO TWITTER


Mayara Penteado Petruso postou uma mensagem preconceituosa contra nordestinos logo após a vitória de Dilma nas eleições presidenciais de 2010

Uma estudante de direito foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo contra nordestinos no site de microblog Twitter. A ofensa foi cometida no dia 31 de outubro de 2010.
A juíza da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo, Mônica Aparecida Bonavina Camargo, entendeu que foi preconceituosa a mensagem postada pela estudante Mayara Penteado Petruso logo após a vitória de Dilma nas eleições presidenciais de 2010, quando a atual presidente obteve uma expressiva votação por parte dos nordestinos.
Após a notícia da vitória de Dilma, a estudante comentou em sua página no site: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”.
Pena convertida em prestação de serviço comunitário

Mayara admitiu a publicação da mensagem, argumentando ter sido motivada pelo resultado das eleições. A pena contra a estudante, que perdeu o emprego, mudou de cidade e abandonou o curso de direito, foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa.
Durante o processo, Mayara disse ainda que não tinha a intenção de ofender, que não era preconceituosa e que estava envergonhada e arrependida. A estudante também ressaltou que não esperava que seu comentário tivesse uma repercussão tão grande.
Em sua decisão, a juíza Mônica Aparecida afirmou que “o que se pode perceber é que a acusada não tinha previsão quanto à repercussão que sua mensagem poderia ter. Todavia, tal fato não exclui o dolo”.

Nota da redação
Que sirva de exemplo para aqueles que se escondem atrás das telas ou microfones para expor de forma gratuita seus preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.