Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

A LEITURA

Lembranças do Passado..
Por Joaquim Maria




Quando eu fui para escola, iria completar cinco anos de idade, mas já estava alfabetizado, As minhas primeiras lições foram feitas em casa com o ensinamento e a supervisão dos meus pais.  Isto facilitou a minha adaptação aos estudos; pois além de ler e escrever, praticamente as quatro operações da matemática eu já sabia. No mesmo período eu sentia que a maioria dos meus colegas de sala de aula não tinha recebidos as orientações básicas no lar e sentiam muitas dificuldades no aprendizado na escola. Penso eu, que tivemos sorte em ter uns pais dedicados e preocupados com a educação e que sabiam da importância dela no futuro dos seus filhos.

Eu era um leitor voraz de histórias em quadrinhos. Os gibis do Tio Patinhas, Zé Carioca, Mickey, A Turma da Mônica entre outros, eram muito presente no meu dia a dia. Vem-me a lembrança que tinha uma banca de revistas de madeira, na Avenida Mons. Clóvis, próximo a Lanchonete São Luiz, de propriedade de João, que depois mudou para uma loja, na Praça Antenor Uchôa e montou uma livraria, praticamente todos os dias eu visitava a banca para comprar novos gibis.

Além das revistas, fui leitor assíduo do Jornal de Alagoas que era entregue diariamente na minha casa; pelo Sr. Vavá. Muitas vezes eu ficava esperando o Jornal chegar de Maceió, pela empresa de ônibus São Sebastião (depois São Domingos), na rodoviária que ficava no terreno do prédio onde é atualmente a Caixa Econômica Federal.

Quando jornal chegava, com aquele cheiro de papel e tinta fresca, era minuciosamente examinado pelo olhar do pequeno leitor, que tinha vontade de está bem informado. Eu lia todas as páginas do jornal e ainda fazia as palavras cruzadas. Acho que o meu pai sentia prazer em me ver lendo e raramente folheava o matutino; ele só comprava porque eu gostava de ler.

Na televisão além dos desenhos animados, gostava de assistir a primeira versão do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, que era exibido por volta das dezessete horas. Necessariamente também assistia o Jornal Nacional.

Este meu interesse pela informação eu trago comigo até os dias de hoje. Isto meu deu certa facilidade em conhecer e discorrer em temas mesmo não sendo um especialista. Na verdade eu sempre fui curioso e procurava através de pesquisas, ter conhecimento de fatos que marcaram ou marcavam a nossa história.

Até hoje quando aparece algum fato relevante que possa acrescentar algum conhecimento, eu procuro pesquisar nos sites de buscas na internet; pois conhecimento nunca é de mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.