Páginas

terça-feira, 13 de março de 2018

"Livre e espontânea pressão": Prefeitura tem 18 dias para desativar o lixão em União


O prazo outrora prorrogado, encerra-se em abril, o não cumprimento do mesmo implicará em multa diária para o município.  


Foto: Secom


União dos Palmares possui uma grande equipe de profissionais que se dedicam à educação ambiental. O município é um dos poucos que mantém em  funcionamento uma Sala Verde, com dedicação exclusiva as  políticas do meio ambiente, a mesma foi implantada  na primeira gestão do governo de Kil de Freitas.  Contudo, os ambientalistas não têm recebido a valorização, nem o apoio necessário para a efetivação dos projetos. Um dos fatores que contribui para não efetivação dos mesmos são as constantes mudanças do quadro pessoal, pois mesmos capacitados, só tem a valorização dos gestores, caso  tenha votado no grupo. Triste realidade.

Pois bem, o prefeito tem até abril para desativar o lixão e respeitar o acordo firmado com o ministério público. O lixo deverá ser levado para o aterro sanitário em Pilar - AL, União sediará o transbordo de resíduo sólido, que atenderá aos municípios consociados do vale do mundaú.

União dos Palmares terá um custo mensal de 90 mil reais para transferir até  a cidade de Pila, 35 mil toneladas de lixo diária.  O grande problema do município, é que não se preparou para esse serviço, pois o transbordo deverá ser de apenas lixos recicláveis, todavia os munícipes não foram educados para fazer a coleta seletiva, e as caçambas coletoras ainda levam juntos os entulhos e restos de construções.

O prefeito Kil, após sentir a necessidade urgente de atender ao Termo de Ajuste de Conduta - TAC no MP, convidou Cidinha, outrora "esculachada da sala verde" para reassumir o cargo, contudo a mesma não aceitou, pois está assumindo a  gestão da Escola Rocha Cavalcanti. Uma perca enorme para o governo, pois todos os projetos sustentáveis teve sua participação da especialista em  gestão ambiental.

Portanto, o governo Kil tem muito o que fazer par dá conta das políticas públicas, sobretudo as do meio ambiente, todavia se continuar governando com o modelo de política do atraso, com picuinhas, perseguições e a não valorização dos profissionais, o município não chegará a lugar nenhum. Infelizmente o governo não se atentou ainda para o fato de que é prefeito de todos e que tem que governar para todos.

Professor Nivaldo Marinho. Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.