Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A RIQUEZA DO LIXO


O Brasil recicla 55% das garrafas pets, é o segundo país que mais reaproveita a pet, ficamos atrás apenas do Japão, os outros 45% vão para os lixos comuns que dura mais de 100 anos para se decompor, ficam lá formando montanhas de lixo. 

O empenho da população é imprescindível na melhora dessa estatística, é verdade que dá um pouco mais de trabalho para separá-las do lixo comum, porém essa ação além de preservar o meio ambiente dar emprego a muita gente. 

Em União dos Palmares a proposta do aterro sanitário não tem avançado, um pouco de controle na área reservada para o lixão foi o suficiente para o projeto cair no esquecimento, o inverno tem contribuído para isso, pois a umidade da terra e a baixa temperatura não favorecem a fermentação dos resíduos orgânicos, evitando  a formação de gás metano que quando é produzido em excesso entra em combustão, liberando gases que poluentes para a atmosfera.  

Foi criada também a associação dos catadores de lixo em União, mas está muito longe de seu funcionamento, os catadores continuam sem estrutura para trabalhar e fazer a reciclagem, o governo adicionou lixeiras padronizadas nas praças e prédios públicos, dando um ar de cidade avançada na temática, porém o povo não foi educado para colocar o lixo nos local adequado. Em toda a cidade encontramos montanhas de lixo.
É fato que aterro sanitário e reciclagem são uma condição para se pensar em tratamento do lixo e cidade desenvolvida, porém hoje a nossa maior necessidade é realizar uma coleta eficaz, instruir o povo a usar as lixeiras e obedecer o calendário e horário da coleta dos resíduos sólidos. 
A SEINFRA adquiriu novas máquinas e equipamentos para uso na limpeza da cidade, avançou nesse sentido e esqueceu-se de qualificar e equipar a mão de obra, não existe Equipamentos de proteção Individual (EPI).  Há 24 meses os funcionários esperam pelo vice-prefeito e secretário Adeildo Sotero que prometeu comprar fardamento e EPI. O mesmo alegou que assim que o concurso sair ele efetua a compra, pelo jeito a moçada que limpa a cidade vai continuar na mesma, pois concurso em União de certo só o de prefeito (01 vaga) e vereadores (15 vagas).

Portanto é necessária que cada um faça a sua parte, cidade limpa depende de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.