Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Mais vida no Setembro Amarelo

Mês dedicado a uma reflexão importante!



Você sabe o que é o Setembro Amarelo? Pois, trata-se de uma campanha de busca por mobilização popular em favor da prevenção do suicídio.

Segundo o Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente. Isso, pode ser resultado da falta de prevenção. Por isso, existem esforços para levar conscientização sobre esse problema que é de saúde pública. Esclarecimento e conversas bem claras podem ajudar nessa questão e pode ser possível reduzir as estatísticas.

Na mesma lógica que ocorre com o Outubro Rosa, preventivo ao câncer de mama, e Novembro Azul, preventivo aos câncer de próstata, o objetivo do Setembro Amarelo é chamar a atenção das pessoas à problemática do suicídio, envolvendo também questões de depressão, e estimulando o debate sobre esses tópicos.


Um marco importante, então foi a definição de 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, abrangendo o mês todo, quando profissionais de saúde, população e movimentos organizados pela vida se movimentam pela causa. O Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição filantrópica que se dedica à prevenção do suicídio e apoio emocional, por exemplo, se engaja na causa com eventos, campanhas, divulgação e convida a população a utilizar a cor amarela, tanto em vestimentas, como em adornos de decoração e manifestação pública como forma de chamar a atenção para a causa. E você, o que acha?

Fonte: Mundo Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.