Páginas

sábado, 1 de março de 2014

CARNAVAL PALMARINO

Lembranças do Passado
Por Joaquim Maria


Antonio Matias: Rei Momo de União dos Palmares



Eu sempre fui muito festeiro. Mas no carnaval a situação passava dos limites. Muita bebida e pouca comida nos três ou mais dias de festa.
Na rua, era uma festa realmente do povo e totalmente democrática, onde as diferenças sociais acabavam na brincadeira do mela-mela, no banho de água e no consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Tudo começa com as prévias carnavalescas nos clubes sociais na nossa cidade. A Palmarina fazia algumas prévias, mas a maior delas era o baile vermelho e preto; já a AABB, apesar de tradicionalmente não fazer a festa nos três dias de momo, sempre proporcionava algumas prévias para deleite dos sócios. Outro clube que também fazia o carnaval era o Bangú, clube pequeno, que ficava localizado na Rua da Cachoeira, que não tinha um quadro social e era patrocinado geralmente pela prefeitura local. Na praça central a festa ocorria durante a noite. Nos dias de folia, União dos Palmares recebia além dos turistas, os palmarinos que moravam em outras cidades Brasil afora.

Os blocos de carnavais improvisados desfilavam pelas ruas da cidade durante o dia. Tudo muito artesanal. Geralmente eram compostos por pessoas de um mesmo grupo de relacionamento ou até por família, que saíam batucando em instrumentos percussivos pelas ruas, com máscaras ou não; ingerindo durante o percurso uma grande quantidade de bebidas de diversas qualidades, doados pelas pessoas das casas em que o bloco visitava (invadia) ou até mesmo comprados pelos brincantes. Figuras tradicionais se travestiam durante todo o período dos festejos. Era tudo muito divertido.

O desfile não tinha hora para acabar, pois cada bloco determinava o percurso e o tempo do desfile; podemos afirmar que só terminava quando não tinha mais ninguém em condições de tocar os instrumentos. A outra particularidade do nosso carnaval era os carros velhos, adaptados, que também desfilavam pelas ruas de União durante todo carnaval. Conscientemente falando, tudo muito irresponsável. Mas era assim que acontecia.

Infelizmente o carnaval de clube em nosso município acabou restando apenas, quando a prefeitura faz, o carnaval na Praça Basiliano Sarmento e alguns blocos de rua organizados por pessoas que ainda teimam em resgatar o tradicional carnaval das famílias palmarinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.