Páginas

domingo, 23 de março de 2014

A Escravidão na terra de Zumbi


modelo de oposição falida...



União dos Palmares, terra da liberdade! Terra do herói negro Zumbi dos Palmares. Terra que deveria ser sinônimo e exemplo de luta e resistência aos desmandos dos senhores feudais, que de forma proposital, ainda tentam se perpetuar no poder em pleno século XXI, ainda convive com a escravidão quase total do seu povo.  

O período de escravidão passou, todavia parte da população não acordou para isso, vivem atrelados a quem detém o poder político e econômico; geralmente são pessoas que não têm disposição para o trabalho, que entraram na “zona de conforto”, sendo subservientes, aos políticos assistencialistas, fazendo uso do puxa-saquismo como meio de vida e, portanto continuam sendo escravos da manutenção do poder.

Fazem parte do jogo, os contratos de trabalhos para o fortalecimento da base política. Isto é de conhecimento público. São centenas de contratos cedidos a parentes e amigos. Quem está desempregado não recusa oferta de emprego, é o mesmo que oferecer comida a quem está com fome. Assim toda família do contratado fica despojada de pudor e impregnada pelo sentimento de gratidão com o gestor e com quem o indicou. E para manter-se no cargo, necessariamente não poderá ir de encontro às posições política da gestão onde se encontra inserida.

Portanto, o concurso público pode nos proporcionar a independência política, quem é aprovado pelo mérito de seus estudos, não deve sua cabeça a ninguém, pode questionar e exigir melhorias. Assim, de forma indireta e inconsciente o povo tem sido escravizado politicamente e por que não dizer, em todos os sentidos. 
  
Os servidores contratados geralmente são usados como moeda de barganha de negociação entre os poderes legislativos e executivos. Quem apóia o governo pode indicar parente e amigos. Recentemente alguns vereadores tiveram suas indicações de  contratos encerradas, por deixar de rezar na cartilha do governo Baia. Em breve ouviremos alguns  discurso inflamáveis prometendo  mudança e chorando pelo  leite derramado, "modelo de oposição falida".

A verdade é uma só, mudaram-se os prefeitos de nossa cidade, no entanto o modelo político e os maus costumes permanecem, enquanto o povo não se educar, tomar vergonha na cara e mudar o hábito de vender o voto ou trocar por migalhas, não ficaremos livres de políticos corruptos e a terra da liberdade vai continuar escravizada.

Uma cosa é certa, não podemos deixar morrer o seu exemplo de luta, coragem e determinação deixado por Zumbi. União precisa se emancipar dos maus políticos, chega de corrupção.


Um comentário:

  1. Bom texto meu caro Marinho. Quando o povo não tiver uma educação e uma consciência política, vamos continuar como aquela velha frase: vamos continuar como dantes no quartel de Abrantes.

    ResponderExcluir

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.