Páginas

sábado, 17 de agosto de 2013

Os sabores da minha infância

Por Joaquim Maria




Hoje, depois de muito tempo, ainda guardo na lembrança os cheiros e os sabores das comidas da minha terra. As coisas mais simples me trazem grandes recordações, como o cheiro do cuscuz de milho que a minha mãe fazia numa cuscuzeira de barro, onde ela colocava a massa dentro de um compartimento, amarrava com um pano, para que a mesma não passasse para o outro lado, onde estava a água, que produz o vapor, essencial para o cozimento da iguaria.

Todo o processo começava nas primeiras horas da manhã com o descascar e a limpeza das espigas de milho seco. Logo depois as espigas eram raladas uma a uma, produzindo um som que acordava todos da casa; era o sinal que o nosso café da manhã, em poucos minutos, estaria pronto. Ao mesmo tempo do cozimento, minha mãe ia até a porta com uma vasilha, esperar o vendedor de leite fresco, trazido das fazendas da região. Em seguida o leite era coado e colocado para ferver no fogo de carvão vegetal. O cuscuz era tirado do fogo e colocado em um recipiente onde que quase ao mesmo tempo, minha mãe adicionava o leite puro e de nata amarela.  O cheiro era impressionante! A combinação era perfeita!

O cheiro do cuscuz impregnava o ambiente. Todos já de pé e esperando o chamado da minha mãe para nos deliciar com aquele belo manjar. Hoje em dia esse prato tipicamente nordestino não tem o mesmo sabor e o cheiro do que era feito artesanalmente pela minha mãe, pois a industrialização da massa do milho e do leite tira a rusticidade dos ingredientes, modificando o cheiro e o sabor dos mesmos.

Como não se lembrar da galinha caipira com fava verde! Do feijão de corda, transformado em tropeiro com destaque para o cheiro forte do pimentão. Da macaxeira com carne de charque, do inhame de cor branca como a neve. Sem falar da buchada de bode, do sarapatel, da feijoada com tudo dentro; verduras, legumes carne de charque, toicinho, pé e orelha de porco. Como não ficar com a boca cheia d’água se lembrando dessas delícias?

Em dias de festas os pratos se multiplicavam! No natal os perus caipiras fazia parte do cardápio natalino. Recheado, crocante e ao mesmo tempo macio; bem dourado e de cheiro irresistível era devorados por toda família. Na semana santa, os peixes, camarões, siris eram consumidos fritos ou ao molho de coco fresco; além da abóbora, maxixe, bredo; tudo ao leite de coco.
Meu avô na cabeceira da mesa era quem comandava o banquete na semana santa. Sempre estávamos juntos nestes períodos; a família se reunia era tanta gente, que não cabia na mesa principal da casa; por isso era preciso deslocar alguns parentes para as cadeiras e sofás que existia na casa.

Tapiocas com coco, bejus, pés de moleque, mungunzá, arroz doce, também fazia parte do cardápio da minha infância. Os momentos de degustação e confraternização da nossa família era também, o momento de poder saborear os quitutes mais saborosos da culinária nordestina. Por este motivo, apesar da industrialização, sempre que eu posso; procuro consumir essas iguarias de sabores especialmente marcantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.