Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Meu Vasco mais uma vez é vice.

E mais um caso de racismo no futebol. Agora por parte de um jornalista.


Por Simone Campos




Domingo de decisões nos campeonatos estaduais. E como sempre eu na esperança de ver meu Vasco levar o caneco, depois de 11 anos sem vitórias, desde 2003. Até os 45 minutos do segundo tempo eu já entoava o hino:
Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o meu pendão/Tu tens o nome do heróico português
Vasco da Gama sua fama assim se fez...

 Mas fui surpreendida e um gol (impedido) do Flamengo, cortou meu canto pela metade. Fiquei pronta para as brincadeiras dos amigos que diriam: “Vice mais uma vez” “Ainda não se acostumou a ser vice?” Entre outras brincadeiras.

Porém sempre deixo claro meu amor incondicional pelo Vasco e pelo futebol em geral. E cantando o grande Ivan Lins, entoei com voz embargada:
Desesperar jamais/Aprendemos muito nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento/Entregar o jogo no primeiro tempo/Nada de correr da raia... Mas parei, porque, enfim, mais uma vez morremos na praia.


Mas nunca esquecerei o meu Vasco. Vasco de Roberto Dinamite. Meu Vasco que foi o primeiro time brasileiro que teve jogadores negros, quebrando paradigmas de que futebol era esporte de elite. Alguns dizem que foi o time carioca Bangu Atlético Clube, com seu primeiro jogador negro, Francisco Carregal, que seja. Mas a verdade é que diferente do Flamengo em que seus jogadores negros tinham que colocar toucas e luvas para esconder a cor e o cabelo, o Vasco no início do Século XX colocou em campo seu time misto com negros, brancos e mulatos. E o time do Fluminense, mandava seus jogadores negros passarem pó de arroz no rosto. Por isso  tem uma torcida chamada Pó de Arroz. era o time mais racista. Falo isso sempre para mostrar os requisitos que me fizeram ser Vascaína. 

E hoje presenciamos mais um ato de preconceito, dessa vez por parte de um jornalista da TV Tibagi, afiliada do SBT em Maringá, no Noroeste do Paraná. Que neste domingo durante a final do Campeonato Paranaense, disputado entre o time da casa e o Londrina. O apresentador Dorival Santos teria xingado o jogador Maycon Silva, do Londrina, de “macaco”, logo após ele marcar o gol que abriu o placar. Ele foi preso por suposto ato de racismo. 
Fica meu repúdio ao preconceito seja ele qual for.

Fonte: Blog da Professora Simone Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.