Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

O VALOR DO SINAL DA CRUZ



Pelo sinal da Santa Cruz…
(†) Pelo sinal da Santa Cruz,
(†) livrai-nos Deus, nosso Senhor,
(†) dos nossos inimigos!
(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Quando você acorda você faz sobre si o “sinal da Cruz”? E antes das refeições? E quando vai dormir? Ao menos alguma vez ao dia? Não?! Se você soubesse, meu caro leitor, a importância dessa oração, te garanto que você a poria mais em prática!

Muitas pessoas, não entendendo a importância dessa oração, a fazem de maneira displicente, ficando apenas no gesto, sem a efetiva invocação à Santíssima Trindade.

O “sinal da Cruz” não é um gesto ritualístico, mas sim, uma verdadeira e poderosa oração! É o sinal dos cristãos! Por meio dele muitos santos invocaram a proteção do Altíssimo, e através dele pedimos a Deus que, pelos méritos da Santa Cruz de Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele nos livre dos nossos inimigos, e de todas as ciladas do mal, que atentam contra a nossa saúde física e espiritual.

Mas, você sabe fazer o “sinal da Cruz”?!

De forma solene, sem pressa, e com a maior devoção e respeito:

† Pelo sinal da Santa Cruz (na testa): pedimos a Deus que nos dê bons pensamentos, nobres e puros. E que Ele afaste de nós os pensamentos ruins, que só nos causam mal.

† Livrai-nos Deus, Nosso Senhor (na boca): pedimos a Deus que de nossos lábios só saiam louvores. Que o nosso falar seja sempre para a edificação do Reino de Deus e para o bem estar do próximo.

† Dos nossos inimigos (sobre o coração): para que em nosso coração só reine o amor e a lei do Senhor, afastando-nos, pois, de todos os maus sentimentos, como o ódio, a avareza, a luxúria… Fazendo-nos verdadeiros adoradores.

† Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! – É o ato de livramento e deve ser feito com a maior reverência, consciência, fé e amor, pois expressa nossa fé no Mistério da Santíssima Trindade, cerne de nossa fé cristã, Deus em si mesmo. Deve ser feito com a mão direita, levando-a da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito.

Agora que você já sabe a importância do “sinal da Cruz”, faça-o antes de sair de casa, antes de qualquer trabalho, nas horas difíceis e nas horas de alegria também.


Faça-o sobre si, e, sempre que possível, na testa de seu filho, de seu marido, de sua esposa, de seu irmão, de seu sobrinho… Peça a Deus, sempre, para que Ele te livre e aos seus, de todos os males, a fim de fazermos tudo: acordar, comer, estudar, trabalhar, dormir, viajar… Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo! Amém! 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

"O problema está sempre nos outros"

É preciso sairmos da zona de conforto e agirmos como  ser  cristão e cidadão. 



É muito comum encontrarmos companheiros reclamando de tudo e de todos, o sindicato está corrompido, a igreja não é fraterna, os vereadores não fazem nada, os políticos são todos ladrões, e segue...

Contudo, quando questionamos o que você tem feito para mudar essa realidade, faltam respostas.

O sindicato está corrompido, não me representa,  mas não participo ativamente das reuniões, não faço valer minha opinião, nem tão pouco coloco meu nome a disposição para fazer diferente. 

A igreja não é fraterna, mas  não pratico caridade, esquecemos que a igreja somos  nós.

Os vereadores não fazem nada, mas continuo vendendo meu voto por migalhas, sendo escravo do processo. Não acompanho as ações dos parlamentares, a maioria das vezes nem lembramos em quem votamos nas últimas eleições. 
"Os políticos são todos ladrões" Então já eu sou honesto,   por que não participo, coloco meu nome e faço diferente?

É mais  fácil criticar e achar que a culpa é sempre dos outros.

Portanto, companheiro, procurar culpados não resolverá nossos problemas, é preciso sairmos da zona de conforto e agirmos como cidadão, sobretudo  cristão. 

Professor Nivaldo Marinho. Com