Páginas

domingo, 15 de abril de 2018

Mato, entulhos e lixo tomam conta da estação ferroviária, cartão postal de União do Palmares



A estação ferroviária de União, um dos principais cartões postais da cidade, encontra-se tomada de matos , entulho e lixo. O espaço localizado ao lado do Centro Administrativo Antonio Gomes de Barros, parece não ter existido para  gestores de outrora e não tem recebido a devida importância e/ou prioridade  dos gestores contemporâneos.

"Quando nos acostumamos com um problema, ele aparentemente deixa de existir", assim tem sido em alguns seguimentos de nosso município, sobretudo, o parque da estação ferroviária, que outrora tivera a presença da "Maria Fumaça". Esta  fazia o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. Infelizmente, esse espaço histórico provido de cultura viva,  que marcou a denominação do nome de "União" através do decreto 046 de 1890, está caindo no esquecimento e abandono.


Segundo o prefeito Areski de Freitas, a situação também o incomoda, está esperando a liberação Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, para restaurar o espaço, pois o governo começou a mexer no ano passado, mas  foi recomendado a parar  até que fosse elaborado um projeto por técnicos do Instituto. "Essa situação também me incomoda, mas vamos resolver", disse. O SAAE resolveu o problema do saneamento, disse Zé Pequeno. Júnior Menezes, secrétário da SEINFRA  informou que seu pessoal está trabalhando no local e prometeu maior agilidade essa semana, contudo lamenta as ações de pessoas que insistem em colocar lixo no local. A associação dos artesãos tem se esforçado para se adequar no espaço  respeitando as orientações do IPHAN, contudo pouco tem avançado, pois não existe apoio nem a parceria do governo.  

 


Portanto, mediante o exposto fica claro que União precisa avançar muito  para se emancipar da "escravidão  moderna" para viver do turismos e cultura. Parabéns a todos que fazem o Trade Turístico Quilombo, e os que  acreditam e se dedicam a fim de desenvolver nosso município. É preciso que haja o cooperativismo e a união para que juntos possamos lograr êxito nessa caminhada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.