Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Documentário: Padre Donald Macgillivray




Querida família de Santa Maria Madalena, este é um vídeo com memórias do nosso querido Pe. Donald Robert Macgillivray, que tanto fez em nossa comunidade.

Vídeo que nos foi presenteado por sua sobrinha Maxine Macgillivray.
Assista e compartilhe!
Saudades do Nosso Don!!

Texto de Maxine:
Here is the link to my film about my uncle Padre Donald Macgillivray. Please pass it on. Enjoy. A gift to you all for Valentines Day. My uncle radiated love. There are many who miss him.

Tradução:
Aqui está o link para o meu filme sobre o meu tio Padre Donald Macgillivray. Por favor, passem-no. Aproveite. Um presente para todos vocês para o dia dos namorados. O meu tio irradiava amor. Há muitos que saudades dele.




DONALD ROBERTO MACGILLIVRAY, nasceu no dia 23 de junho de 1924, na cidade Sashatoon, província de Sashatchewan, no Canadá. Um dos oito filhos do casal Alexander e Rosa. Realizou todos os seus sacramentos na Catedral de São Paulo – Sashatoon.
                     No período de 1930 a 1942 na província de Sashatchewan cursou o seu primeiro e segundo grau. No ano seguinte, em 1943, ingressa no Seminário de São Pedro, no Canadá, onde estudou 03 anos de filosofia e 04 anos de teologia.
                    Sua ordenação sacerdotal foi em 18 de maio de 1950 na Catedral de São Paulo pelo Bispo Dom Felipe. Nesta mesma Catedral, em1950 a 1956 iniciou sua vida sacerdotal como padre assistente.
                    No ano de 1956 teve sua primeira experiência como pároco, assumindo a Paróquia de Santo Afonso, onde permaneceu até o ano de 1959, quando seguiu para fundar a Paróquia de São Felipe permanecendo até 1964.
                    No ano de 1964 em um Encontro Mundial de Bispos, o Concílio Vaticano II, que se realizou em Roma, o Papa João XXIII pediu aos Bispos que estavam participando do Concílio que ajudassem os Bispos do Brasil. Foi então que Dom Adelmo, de Maceió, pediu ao Bispo Dom Francisco José, do Canadá, uma ajuda em termo de pessoas.
                       No regresso do Bispo Dom Francisco José ao Canadá surgiu o convite ao Padre Donald junto com mais dois padres e duas enfermeiras.
                   Padre Donald chegou ao Brasil em agosto de 1964 e sofreu um choque cultural, pois os costumes do seu país de origem são totalmente diferentes dos nossos. Sua primeira parada foi em Petrópolis – Rio de Janeiro, onde estudou português de agosto a dezembro de 1964. Em 22 de dezembro do mesmo ano tomou posse da Paróquia de Santa Maria Madalena onde permaneceu por 37 anos.
                    Em 2001, Padre Donald retorna ao seu país de origem por motivo de doença. Muito amor ao povo palmarino foi o que motivou Pe. Donald, apesar da saúde frágil, visitar o Brasil por duas vezes.
                   A primeira visita foi no dia 07 de outubro de 2003, retornando ao Canadá em 09 de novembro de 2003.
                  A segunda visita foi no dia 03 de outubro de 2005, na ocasião, precisamente no dia 31 de outubro de 2005 recebeu das mãos de Dom José Carlos Melo o título de Monsenhor.
No dia 14 de junho de 2008 Pe. Donald parte para a casa do Pai deixando nos corações de todos os palmarinos a dor da saudade e a certeza de que estará intercedendo junto ao Pai eterno por toda a família de Santa Maria Madalena, família na qual ele sempre pertenceu.
                     Hoje Monsenhor Donald Robert Macgillivray mora no coração de todos que o conheceram, e o tem como “um homem de fé e de boas ações”.



Fonte: Paróquia de Santa Maria Madalena
Documentário: Maxine Macgillivray.
Texto: Cidinha

Nenhum comentário: