Páginas

terça-feira, 5 de março de 2019

A Igreja nos convida à a viver a fraternidade e despertar para o exercício da cidadania.


Fraternidade e Políticas Públicas



"Políticas Públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado, para garantir e colocar em prática, direitos que são previstos na constituição federal e em outras leis.  Um exemplo disso é o Art. 205 da constituição federal: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família [...]. Como isso deve se realizar? São através das políticas públicas".

A Campanha da Fraternidade esse ano "Fraternidade e Políticas Públicas", nos convida à a viver a fraternidade  e despertar para o exercício da cidadania, ela nos orienta a VER, JULGAR E AGIR.

Precisamos ver, entender e romper o preconceito de que política é coisa suja, e que só os sujos se envolvem com ela, pelo contrário a política é essencial para transformação da sociedade. É preciso entender o processo a fim de exigirmos as políticas públicas de qualidade, que deve ser comum a todos e não a grupos privilegiados.

Após ver e conhecer, é preciso julgar a luz da verdade e da justiça para que possamos fazer com que o direito se compra. Precisamos nos fazer ser ouvido nos espaços que ocupamos no dia a dia, no trabalho, nas repartições públicas, na igreja, enfim, onde ocuparmos lugar no espaço. Não podermos permitir que os "os jeitinhos" nos faça  viver a corrupção.  


Portanto, precisamos participar, viver a cidadania em busca do bem comum a todos,  a  fim de construirmos um mundo melhor. A nossa presença em nas conferencias municipais, conselhos, pastorais da igreja e na vida pública, é de fundamental importância, sobretudo a incentivação dos jovens a viver a democracia participativa, opinando e colaborando na construção  dos projetos de execução das políticas que públicas no que se refere aos nossos direitos, tais como: Saúde, Educação, laser, moradia [...]. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.