Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Uma boa política...

Opinião: Quase uma totalidade do diabo!
Por Reinaldo Sousa



            Uma “Boa Política” não se faz apenas com “Boa Vontade”. Não basta querer fazer política e “Eureca” tudo se faz. É preciso mais que isto. Para Platão, o primeiro problema a ser superado, para se fazer política, é justamente a ideia de que qualquer pessoa sabe fazê-la.  Para ele, a política resulta de um “dom” muito especial, o domínio de uma arte, que nem todas as pessoas tiverem o privilégio de ter. 

            Assim, para se fazer política, Platão propõe a compreensão de, ao menos, três tipos e arte: primeiro o que classificou de artes auxiliares como a arte dos artesãos em confeccionar seus artesanatos ou dos pastores em pastorear; segundo a arte produtora como a habilidade em plantar, em comercializar etc. e, terceiro, a arte de saber conduzir os homens, ou a política propriamente dita. É esta habilidade especial que não pode, e não deve, sob pena de criarmos uma totalidade do diabo, ser confundida com a habilidade de elaborar leis, fiscalizar homens e ações.

            É preciso, sobretudo em tempos de eleições, distinguir entre aqueles que simplesmente possuem habilidades para oratória, para planejar ações, daqueles (ou daquelas) que, além disto, conseguem pensar as pessoas, o coletivo e, sobretudo, sabem pensar e fazer pelos mais pobres da sociedade.          



Fonte: http://www.professorreinaldosousa.com/eventos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.