Páginas

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Artesãos de União continuam "desamparados" na Terra de Zumbi

O mercado de artesanato, localizado ao lado do centro administrativo  é  sinônimo de desprezo e abandono




 Nesse sábado, 02, conversamos com os artesão  palmarinos e pudemos constatar o tamanho do desprezo e abandono que se encontram o mercado de artesanato, localizado ao lado do centro administrativo Antonio Gomes de Barros.

A comunidade palmarina parece ter perdido as esperanças e ao poucos estão perdendo o poder de indignação. Não podemos nos acostumar com a ausência do governo, porque quando nos acostumamos com um problema, ele "deixa de existir", isso é muito preocupante, pois quem está de fora, que não tem nada haver com nossos problemas, percebem com clareza as a falta de atenção básica com a cultura da terra de Zumbi.

Hoje, quem visita o mercado de artesanato e União encontra uma grande variedade de produtos artesanais belíssimos, contudo se depara também com um ambiente insalubre, com banheiros desconfortáveis, ladeado de entulhos, lixo, esgoto, lama ,muito mato entre outros problemas estruturais esquecidos há décadas pelos gestores palmarinos.

"Ficamos felizes e ao mesmo tempo constrangido ao receber os turistas, com as condições que se encontra nosso espaço", relatou seu Edvar.  "União tem uma história e um artesanato muito bonito, mas é visível os problemas estruturais", lamentou Rose, professora de geografia da Cidade de Igaci em visita ao artesanato.

O governo municipal tem dito que tem um grande projeto de revitalização do espaço, todavia há décadas os artesão esperam pela realização dessas promessas. Segue algumas revindicações da categoria que podem ser um paliativo para melhor o espaço a curto prazo: Realização da limpeza do local, recolhimento o lixo, capinagem do mato, restauração do banheiro, segurança local, além da limpeza e do prédio.


Portanto, a associação dos artesão, aguarda providência do gestor e maior empenho da vereadora Maria de Tutu que fez  parte desse espaço quando não tinha mandato e "representa a categoria", a fim de valorizar esse profissionais que elevam a cultura de União dos Palmares. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.