Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

União perde recursos para reforma da estação

Por Genisete de Lucena Sarmento

Foto: Genisete Lucena               Estação ferroviária


União dos Palmares perdeu recursos na ordem de R$ 975 mil de emenda do deputado Paulão (PT) para reforma, restauração e revitalização da esplanada ferroviária localizada no centro da cidade, e R$ 500 mil para construção de um prédio para a biblioteca pública municipal; as emendas estavam à disposição do município desde 2013. A notícia da perda dos recursos foi confirmada pelo novo secretário municipal de Finanças Gustavo Pedrosa.

Procurado pela reportagem, o deputado federal Paulo Fernando dos Santos (Paulão) disse lamentar a perda dos recursos de equipamentos para o turismo e a cultura de União dos Palmares. “Faltou prioridade da gestão municipal em cumprir as etapas do convênio junto ao Governo Federal”, salientou.  “O PT fez a sua parte, conseguindo o mais difícil que é liberar a emenda parlamentar” e acrescenta: com isso perde a população”.

No final de setembro, o então prefeito Beto Baía assinou “Termo de Cessão” com o Departamento Nacional de Infraestrutura  de Transportes-DNIT e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN no qual o município, entre outras coisas, assume a obrigação de “zelar pelo imóvel , realizar sua conservação e guarda, não destruir, demolir, mutilar, fazer construção na vizinhança que impeça ou reduza a visibilidade ou ambiência do bem, sem prévia autorização do IPHAN e do DNIT e realizar obras de restauração.

A esplanada atualmente serve de estacionamento de vans. O telhado do prédio da estação está prestes a desabar e coloca em risco as centenas de pessoas que por lá transitam diariamente.

Os artesãos do Mercado de Artesanato, localizado num dos prédios que seriam restaurados, lamentaram a perda dos recursos, pois agora o município terá que restaurar a esplanada com recursos próprios.

Fonte: o relâmpago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.