Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Mau caratismo é questão de escolha



Ninguém nasce com índole duvidosa, nascemos puros, sem malícias e inocentes, talvez a convivência com seus pais, seres humanos mais velhos, contaminados pela maldade ou então de fato há uma essência má dentro de cada humano.
Os noticiários vendem horrores quando as notícias são más, poucos se alegram com o sucesso alheio, parece que soa melhor nos ouvidos quando ouvimos sobre o fracasso de alguém. Quando é pobre dizemos que: é infeliz, mal educado, sem cultura, quando fica rico, dizemos outras coisas tais como: o cara é metido, roubou para conseguir o que conseguiu, é gay!
Quando vemos alguém fazendo sucesso logo pensamos se a pessoa merece e nos julgamos melhores que outros, pois se fosse comigo faria assim, faria diferente.
Depois que perdemos um jogo, dizemos sobre nossas falhas, quase nunca enaltecemos o talento alheio que nos venceu, a humildade que deveria crescer com o bebê, não é isso que acontece.
Hoje vi um carro estacionado em lugar proibido, com adesivo  de deficiente físico no para-brisa, e logo uma mulher saudável, indo para o carro e saindo na maior cara de pau, um Toyota Corolla novinho, no bairro do Tatuapé aqui em sampa, ou seja, dizer que pobre é deseducado é uma grande mentira, o ser humano em geral tende ao mau comportamento ou você acha que as leis servem pra quê?
Pegar uma arma e colocar na cintura para assaltar alguém é questão de quê?
Educação ou caráter?
Entendam que a vida é feita de opções, a cada escolha te levará a um caminho, o bom caráter te levará a uma boa vida com paz, enquanto o mal caratismo irá te tirar a paz, basta escolher.
Quem furta um real, furta mil reais também! 
Quem compra mercadoria roubada, compra produtos com sangue de inocentes, acho pouco provável que um bebezinho de colo se pudesse escolher faria tais atrocidades, tais como filho matar pai, mãe jogar filho recém nascido num cesto pelas ruas, o que leva um jovem a agredir um professor? Mortes, estupros, maldades e mais maldades, todos tem um lado sombrio, se, por exemplo, eu praticasse aquilo que já passou em minha mente, seria quase um monstro. Contudo ao pensar, pude refletir e optar em fazer ou não, talvez o que falte para muitos é a distinção do vício e virtude, a consolidação de valores que na hora que a maldade aflora, dizer não ao ato.
Quem disse que um potencial assassino não tem opção?
Puxa o gatilho é questão de escolha, as pessoas acham que podem tudo e não haverão consequências em seus atos, se planto vício colherei morte, se planto virtude, colherei felicidade.
Certa feita perguntei a um morador de rua o que havia levado ele a aquela vida, e ele foi enfático na resposta:
- Eu escolhi!
- Gosto de furtar, gosto da vida louca, gosto de cachaça e drogas!
Não ouvi da boca dele: Não tive escolha! Sou obrigado a usar drogas!
Quando você faz algo ruim foi fruto de uma escolha, mesmo que seja escolha sobre pressão, mas fez, o problema está no sentimento que tenho por este mal que pratiquei se não sinto nada, terei graves problemas em convívio em sociedade, se houve arrependimento já é um bom começo.
Propina, suborno, furto, desonestidade, infidelidade, traição, deslealdade, violência, entre outros males humanos, todos podem escolher dizendo sim ou não a essas coisas.
Quer um mundo melhor?
Comece por seu mundo particular, por sua vida, sua casa, seus filhos, certamente fará grande diferença em seu meio.
Iniciar uma discussão depende de quê?
Ajudar alguém em dificuldade depende de que também?
Seja para o bem ou para o mal, é foro íntimo teu!

Por Rico Ourives

Fonte: DNA da felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.