Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PICNIC NAS SETE LÉGUAS

Lembranças do Passado 
Por Joaquim Maria



Diz-se que uma légua tem seis quilômetros. Pois, até hoje eu não sei o porquê que este antigo banho tem esse nome, por que se calcularmos do centro da cidade até o local, provavelmente a distância não chegaria a uma légua.  Por isso eu não sei o ponto de partida que determinou o batismo da localidade, que fica a quase 1 km antes do hoje Park Hotel dos Quilombos.

O pequeno açude, também servia para o abastecimento de água da nossa cidade, pois lá existia uma pequena casa de máquinas que fazia o bombeamento da água até a estação de tratamento.
Era neste riacho represado onde a garotada se reunia para fazer, alguns e os mais divertidos picniics da época. O passeio consistia em uma caminhada ecológica até o local, passando pelos cercados de gados, na localidade onde hoje é o bairro Roberto Correia de Araújo, o popular terrenos, até o local antes mencionado.

Geralmente feitos pela turma da rua ou até pelos grupos de colegas do colégio onde estudavam, os picnics era uma das formas de lazer e diversão da época. A preparação era um momento bastante especial, pois cada participante fazia a sua compra nos mercados para poder levá-las no dia seguinte ao banho.

A partida se dava, de um local previamente determinado, logo as primeiras horas do dia dos verões da zona da mata, de temperatura bastante elevadas e de sol intenso e brilhante.

Bagagem nas costas, com todos os quitutes e preparados no dia anterior, seguíamos na caminhada rumo ao tão desejado local de lazer. Ainda na bagagem, água, biscoitos, refrigerantes e conservas; faziam parte do cardápio. Em certos momentos da caminhada, aonde normalmente íamos cantando, era preciso ficar atentos a cobras e por várias vezes; correr das investidas dos bois que estavam no cercado, por onde necessariamente tínhamos que passar.

Passamos o dia quase todo no açude, tomando banho e comendo os petiscos que trazíamos.

Ao voltar para casa, a caminhada parecia interminável, pois todos estavam cansados e queimados pelo sol; mas felizes pelo dia que passaram juntos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.