Páginas

domingo, 21 de julho de 2013

Lula diz que PT precisa de renovação

Lula diz que protestos são reflexos dos avanços vividos no país na economia, no campo social e na política

Ex-presidente Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva analisou em sua coluna no The New York Times, publicada nesta terça-feira, 16, a mensagem que a juventude brasileira quer passar com os protestos que tomaram as ruas do país desde junho. Para Lula, o PT precisa responder ao clamor das ruas com renovação e melhorar a comunicação com os movimentos sociais.

Ele diz que as manifestações são o reflexo de um esforço para aumentar o alcance da democracia e um estímulo para encorajar a população a participar dela de forma plena. Os movimentos são resultado de um cenário de sucessos na política, no social e na economia, principalmente na última década, em que houve redução da pobreza e da desigualdade.

“É completamente natural que os jovens, principalmente aqueles que estão obtendo coisas que seus pais nunca tiveram, desejem mais”. E continua: “Eles querem que melhore a qualidade dos serviços públicos. (…) Agora, o transporte público deve ser eficiente para tornar a vida nas grandes cidades menos difícil”.

Para Lula, a preocupação dos jovens não é meramente material. Segundo ele, os jovens desejam instituições políticas mais limpas e transparentes. O ex-presidente falou também sobre a importância dos partidos políticos e da necessidade de uma constante interlocução com a população.

“Eles querem interação diária com os governos locais e nacionais, participar de decisões políticas. (….) Em suma, eles querem ser ouvidos”. Além disso, o ex-presidente defende o uso das mídias sociais como instrumento para interação com os grupos organizados politicamente ou não e enviou recado para o PT.

Fonte: opinião e notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.