Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

FUTEBOL NA RUA NOVA

Lembranças do Passado

Por Joaquim Maria





Um dos grandes acontecimentos do domingo a tarde nas cidades do interior era o futebol. Praticado na maioria das vezes por amadores, era um evento esportivo que tinha uma excepcional cobertura, dos meios de comunicação da época e do boca a boca, nas pequenas cidades.

Já assisti vários jogos e cheguei até a jogar no pequeno campo da Rua Nova, denominado Estádio Mário Gomes de Barros. Estádio este de péssimo gramado ou quase sem grama; onde desfilaram alguns dos maiores craques do futebol alagoano. Buracos por toda parte, faziam com que o domínio da bola fosse quase impossível. A torcida ao lado do campo, em pé, (alguns traziam cadeiras de casa); ficava espremida entre uma corda, que também ficava quase em cima da marcação lateral do campo e do muro. Quando qualquer jogador chutava a bola para lateral, era preciso fazer malabarismo para se livrar das boladas. Sem contar que por várias vezes o muro desabou sobre os torcedores, sempre ferindo alguns.

Mas todo domingo era especial no campo da Rua Nova, hoje desativado, deu lugar a um condomínio, privando a nossa cidade de revelar uma quantidade maior de atleta.

Fantástico era ver os clássicos entre os vários clubes locais. O Bangú e o Zumbi. Quem da nossa época não se lembra do Náutico, do Guarani da Rua do Cangote... E quantos jogadores passaram pelo estádio Mário Gomes de Barros, como: Maniquinha, Lobinho, Zé Galego, Biuzinho, Abraão, Beto da Várzea Grande, Ohara, os irmãos Praxedes, os Cabeleiras; quanta gente boa de bola.


Mesmo com todas as dificuldades em comprar os materiais esportivos e que também eram de péssima qualidade, os artistas da bola conseguiam fidelizar os torcedores que não perdiam um só domingo, para ver uma partida de futebol, no campo esburacado e sem grama da nossa querida Rua Nova.

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria. Escreva mais. Estou compartilhando com amigos e imprimindo para os que não usam a net.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Se tiver algum texto que deseje ser postado pode enviar.
      nivaldomarinho@hotmail.com

      Excluir

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.