Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

DIA 13 DE OUTUBRO

Lembranças do passado...

Por Joaquim Maria


Foto: Olívia de Cáss          Lamparina, instrutor da Fanfarra do Mário Gomes

Na época que eu estudava no Colégio Santa Maria Madalena, ficava apreensivo com a proximidade do dia 13 de outubro, dia da emancipação política de União dos Palmares. Tudo isto acontecia por causa do desfile das bandas marciais dos rivais, Santa e Mário Gomes.

Os ensaios e a preparação do desfile viravam uma festa; tanto para os alunos quanto para a população da nossa cidade.
Maestro Cadenga comandava a banda do colégio Santa Maria, enquanto Lamparina era quem regia a do Ginásio Mário Gomes.

Lembro-me da torcida par ver quem saia mais bonito. Até as roupas eram guardadas as sete chaves, para que o adversário não soubesse como vinha o seu rival. Tudo em absoluto sigilo. Até os dobrados eram ensaiados exaustivamente para que tudo saísse em perfeita harmonia.

Treze de outubro era uma festa. Muitas outras bandas, das cidades circunvizinhas eram convidadas para vir abrilhantar o desfile. Meninas bonitas sempre saíam à frente da banda. Mas tudo estava voltado para os dois colégios rivais. O Santa com o seu tradicional azul e branco e o Mário com suas cores vermelha, puxando para o grená. Tradicionalmente o Mário saía mais enfeitado, às vezes com chapéus, botas e pendões; enquanto o Santa normalmente trazia na sua roupa, não muito mais do que as suas cores.

O ponto culminante da festa era na Praça Basiliano Sarmento. Era lá, onde todas as bandas se apresentavam ao grande público. Era na praça onde os melhores dobrados eram executados. Onde cada componente dava tudo de si para que a sua agremiação tivesse um desempenho satisfatório.

Não lembro se existia alguma premiação; acho que não, mas o contava mesmo, era que a apresentação das bandas saísse da melhor maneira possível. Esses desfiles eram um acontecimento histórico e sempre se comentava durante vários dias sobre quem se apresentou melhor; cada um puxando a brasa para sua sardinha.

 Hoje, com a dissolução patriótica por que está passando o nosso país, não se veem mais esses belos acontecimentos, onde com alegria e muita garra, vários estudante comemoravam com orgulho, as suas datas históricas. Nunca mais aconteceu um grande desfile na maior cidade da zona da mata alagoana. Acho que até as bandas acabaram. É triste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.