Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2012

SEJA LIVRE!


O que é liberdade?
Talvez você irá me responder...
É fazer tudo que se deseja, quando, como e onde quiser, certo?
Será que é isso mesmo?
Alguns confundem libertinagem com liberdade, são coisas diferentes, fazer aquelo que se deseja é muito bom, desde que não prejudique ninguém, e tão pouco ferir a dignidade alheia ou própria, ser livre é muito além dos "achismos" adolescentes que há em muitas mentes, é viver plenamente, é ser dono de algo que é muito difícil alcançar, seu ser!
Beber, fumar, chegar a hora que deseja em casa é ser livre?
Como ter liberdade com algo que te domina?
O conceito de liberdade é muito mais restrito do que achamos, as pessoas acreditam que liberdade tem sentido amplo, pois é ser livre é fazer o que se deseja, se não tenho ordem na vida, na verdade não é liberdade é utopia anárquica, ilusão de quem não tem maturidade de entender os tempos e fases da vida.
Quer beber apenas para se sentir livre?
Quer usar drogas para sentir-se livre?
Leigo engano, não há liberdade em coisas que te prendem ou te dominam, é mais fácil dizer que isto é escravidão do que liberdade, uma pessoa que sai de casa a noite, chovendo, para comprar cigarros é livre?
Claro que não!
O vício é a manifestação de uma dominação, exteriorização de uma escrevidão voluntária, onde não foi lhe imposto, ninguém te obriga com uma arma na cabeça a beber ou fumar, é voluntário.
Escolher o que quero é ser livre!
Não estar preso a minhas escolhas, é liberdade!
Livre arbítrio, escolher entre o certo e o errado, fazer escolhas na vida, tudo posso, porém nem tudo me é lícito, a verdadeira liberdade consiste em ter um sentimento de paz em dizer não a escravidão, não se sentir forçado a fazer ou deixar de fazer algo, seja por vontade ou dependência daquilo que lhe pressiona a escolher.
Casamento por exemplo não é perda de liberdade, pois a liberdade em si não está em ir ou vir, está em nossa mente, regras, acordos e responsabilidades limitam a vontade, mas não lhe tira a liberdade, pelo contrário, escolhe viver ao lado de alguém é o puro fruto da liberdade, trair não é liberdade, é libertinagem, a diferença é o fruto de cada um, enquanto a liberdade traz paz e alegria, a libertinagem gera uma série de consequências, e ainda força as pessoas mentirem.
Mesmo em meio a repressão de liberdade de expressão podemos ser livres, lembramos o Maluco Beleza "Rauzito" em plena ditadura escrevendo letras de músicas sobre liberdade!
Mesmo que esteja encarcerado, a liberdade está em sua mente, no meu caso, quando escrevo meus textos manifesto o mais puro fruto da liberdade, através  de meus pensamentos faço outras pessoas voarem com minhas asas, sentirem o que sinto, e posso ainda influenciar pessoas positivamente a mudarem de vida!
Ser solteiro é bom, mas não é sinônimo de liberdade, a diferença ai, são as responsabilidades que a vida de casado exerce sobre a vida, prestar contas, mas é possível ser livre estando casado e preso estando solteiro, mesmo solteiro posso ter meu poder de escolha limitado.
A escolha é o presente mais bondoso que Deus nos deu, está ai a liberdade, poder optar!
Viajar de moto não é ter liberdade, mas poder viajar sem ter que se preocupar com a vida, é ser livre!
A vida nos irá pressionar a cada ano que vivemos, pressão para escolher nossa profissão, contas para pagar, filhos, são coisas que limitam nossa liberdade,  mas não nos tira o poder de escolha!
Não confunda escravidão com responsabilidade, será livre quando não somos obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, pagar conta não é somente obrigação, é questão de honestidade e responsabilidade, deixar de paga-las, não te fará livre, mas escravo das contas.
Ser livre é viver a vida!
Voe como balões no ar que vão por céu afora, tenha um coração livre, uma mente liberta e a alma desprendida nas coisas terrenas!

By Rico Ourives
http://dnafelicidade.blogspot.com.br/

Que ver seu texto publicado aqui, envie-o para nivaldomarinho@hotmail.com sua foto preferida em anexo. Seja parceiro do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.