Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Mensalão: o fim da pizza em Brasília


Política:
Desfecho do julgamento promete um cardápio mais saudável para Brasília em 2013. Brasileiros digerem o veredito do maior escândalo de corrupção do país

Em 2013 os brasileiros serão testemunhas de uma visão inédita: políticos bem conectados postos atrás das grades. O julgamento do mensalão e seus resultados, demonstraram a habilidade crescente da polícia, promotoria e tribunais de fazer com que políticos respondam por suas ações.

Em anos recentes, o Brasil se saiu melhor nos rankings de percepção de corrupção compilados pela Transparência Internacional, uma ONG baseada em Berlim. O país é hoje o 69° mais idôneo de uma lista de 174 países; na América do Sul, apenas Chile e Uruguai são mais idôneos. No entanto, embora sua polícia, funcionários públicos e juízes sejam comparáveis com os de seus vizinhos, seus políticos não o são.

Em 1992, o Congresso brasileiro cassou o mandato de um presidente por corrupção. Mas agora são procuradores, os tribunais e a mídia que lideram a luta para sanear a vida pública. Uma comissão parlamentar de inquérito a respeito das ligações políticas do contraventor Carlinhos Cachoeira ilustra bem a questão. Não houve concordância em relação a um relatório até o prazo, devido ao fato de que seus membros protegeram seus aliados e se dividiram em grupos partidários. “Essa pizza era maior que o forno”, lamentou um político. Apesar dos vereditos do julgamento do mensalão, a corrupção não foi, até agora, totalmente eliminada da política brasileira.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/pelo-mundo/mensalao-o-fim-da-pizza-em-brasilia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.