Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

Justiça Federal recebe denúncia contra ex-deputado Francisco Tenório


MPF apresentou denúncia pelos crimes investigados na Operação Taturana, que constatou desvio de mais de R$ 200 milhões da Assembleia Legislativa de Alagoas




O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas ofereceu denúncia – já recebida pela Justiça – em face do ex-deputado e delegado José Francisco Cerqueira Tenório. O réu é acusado por lavagem de dinheiro, peculato e formação de quadrilha. As condutas foram investigadas durante a Operação Taturana, que constatou o desvio de mais de R$ 200 milhões da Assembleia Legislativa (ALE/AL).

Na ação penal, proposta pelo procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, figuram ainda como réus Maria Eliane Lima e Jailton de Farias Almeida. Ambos foram peças fundamentais do esquema, enquanto representantes dos Bancos Bradesco e Rural, respectivamente, à época dos empréstimos fraudulentos. 

Lista de crimes
Sobre Francisco Tenório recaem os crimes de formação de quadrilha (artigo 288, Código Penal), uma vez que seus delitos foram cometidos por meio de organização criminosa composta pela então mesa diretora (outros parlamentares) associada a gestores dos bancos Rural e Bradesco; peculato (art. 312, CP); e lavagem de dinheiro (art. 1º, Lei nº  9.613/1998).
 Jailton de Farias Almeida e Maria Eliane Lima incorreram em gestão temerária ao conceder empréstimos a cliente que não possuía renda e bens suficientes, com histórico de restrição cadastral, bem como com garantias que sabiam inidôneas de forma reiterada. A conduta criminosa está descrita no artigo  4º, parágrafo único da Lei nº 7.492/1986.

http://www.tribunadoagreste.com.br/noticias/?vCod=4143



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.