Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

HOJE É O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, A NATUREZA PRECISA SER AMADA O ANO TODO.



Riacho Cana Brava

Hoje é o dia mundial do meio ambiente, dia que deveria ser marcado pelas prestações de conta dos projetos realizados pelo  Município e Estado tendo em vista a melhoria do meio ambiente. Infelizmente o projeto nessa área não tem avançado como se esperava, o riacho cana brava que agoniza pedindo socorro, só é lembrado em projetos pedagógicos, o Rio Mundaú a cada semana do meio ambiente recebe meia dúzia de mudas nas suas margens e daí só é lembrado quando há ameaça de enchente.
O lixão recebeu um paliativo, adiando por algumas décadas  o projeto do aterro sanitário. O  que seria  uma solução para os problemas dos resíduos sólidos da região poderá surgir apenas no rascunho do plano de governo do pré-candidato do governo.
A Secretaria do Meio Ambiente  deverá  distribuí mudas de árvores, e quem sabe uma foto da palmeira da serra, árvore que foi escolhida como símbolo de União dos Palmares.
Hoje deveremos ter também uma caminhada pedagógica  do meio ambiente, com muita cantoria, parada para foto e no final uma celebração com Padre Francisco.
O que podemos constatar nesse dia é que  o riacho cana brava continua sofrendo  com adição diária  de dejetos e resíduos sólidos durante todo seu trajeto até desaguar no Rio Mundaú. A mata dos frios que já foi o sonho do ex-secretario de desmembrar-la  e a transformar-la em Área de Proteção Ambiental – APA de União dos Palmares foi esquecida, morre aos poucos as vistas grossas da Secretaria do Meio Ambiente, IMA, IBAMA e outras siglas desacreditadas.
Percebemos também que quando se fala em poluição, naturalmente o lixo é lembrado, mas  em nem um momento a poluição sonora é citada. Todos os dias da semana ocorrem disputas de paredão de sons na Avenida Monsenhor Clovis, prejudicando toda comunidade do bairro, além de comerciantes e pessoas que transitam no local, e ninguém faz nada. A polícia quando acionada, nada faz. o governo municipal entra na dança e ao povo só resta dizer “assim vocês me matam”.
Hoje darei uma aula especial para meus alunos, falarei da importância de cada um assumir suas responsabilidades, que o meio ambiente tem que ser protegido o ano todo. Que devemos  fazer a nossa parte, evitar o desperdício, o consumismo exagerado, amar a natureza como se ama ao próximo, ser realmente um cidadão.

Hoje é o dia mundial do meio ambiente, bem que poderia ser o ano todo.

Robertão: foto Sérgio Rogério









2 comentários:

  1. parabéns pela postagem professor tá show!!! muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. parabéns professor pela publicação ´ta show! muito bom mesmo

    Beatriz Lopez

    ResponderExcluir

POR MEDIDA DE SEGURANÇA, NÃO ACEITAMOS COMETÁRIOS ANÔNIMOS.